Esportes

Professores participam de capacitação e são os únicos capoterapeutas da região

Professores de Adamantina, Lucélia e Pacaembu são os únicos capoterapeutas do Oeste Paulista.

Por: Luan Nóbrega atualizado: 8 de maio de 2017 | 11h44
Mestre Caculé, Mariane e Lucas com mestre Gilvan que ministrou o curso de Capoterapia (Fotos: Divulgação). Mestre Caculé, Mariane e Lucas com mestre Gilvan que ministrou o curso de Capoterapia (Fotos: Divulgação).

Entre os dias 29 e 30 de abril, os professores de Educação Física de Adamantina, Lucélia e Pacaembu, Lucas Nóbrega, mestre Caculé e Mariane participaram de um curso de Capoterapia no município de Paulínia (SP), ministrado pelo mestre Gilvan, criador da modalidade.
Com essa capacitação, os professores estão aptos para atuar como capoterapeutas junto a grupos da Terceira Idade, CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), escolas e asilos, sendo os únicos capoterapeutas da região Oeste Paulista.
A Capoterapia é uma terapia alternativa onde se utiliza o elemento de capoeira adaptada para pessoas sem hábito de prática de atividade física ou esportiva, respeitando a condição física, as potencialidades, os limites e as características psicológicas individuais do praticante.
É voltada para jovens, adultos, idosos e pessoas com necessidades especiais e as sessões de Capoterapia são acompanhadas de músicas, palmas e movimentos ritmados, onde os praticantes, coordenados pelo instrutor criam um ambiente descontraído e motivador do movimento numa atmosfera lúdica.

Benefícios da Capoterapia

A prática do esporte como a capoeira ou a capoeira adaptada (Capoterapia), gera aumento da produção de endorfina (substância própria do nosso corpo) que reduz o efeito analgésico, excitante e tranquilizante, estimulando sempre a constante prática do exercício.
Diferente dos outros esportes anaeróbicos, além da hipertrofia muscular, associado a isso, a prática da capoeira aumenta a flexibilidade e alongamento da musculatura, trazendo agilidade ao praticante. A capoeira também gera uma melhora da "performance" cárdio-respiratória, desenvolvendo a musculatura cardíaca e aumentando a capacidade pulmonar, ou seja gerando uma maior resistência aeróbica ao praticante.
Os benefícios proporcionados pela Capoterapia colaboram com o sistema público de saúde, diminuindo as filas nos hospitais, postos de saúde, consumo de medicamentos, pois os idosos passam a ter mais qualidade de vida.
Para conhecer melhor essa nova modalidade, basta entrar em contato com os capoterapeutas: Lucas Nóbrega (99790-9596); mestre Caculé (99624-6309); e Mariane (99636-9844).

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
P&G Telecomunicações
Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais