Esportes

Alunos do ProEduc-UniFAI Suricates acumulam mais de 200 medalhas em 40 competições

Saldo de medalhas foi apurado em 40 competições, realizadas em 2017 e 2018.

Por: Daniel Torres | UniFAI atualizado: 23 de outubro de 2018 | 09h42
Acompanhados do coordenador do ProEduc-UniFAI Suricates, Prof. Me. Carlos Alberto Gomes Barbosa, algumas das crianças e dos adolescentes atendidos pelo programa apresentaram ao reitor, Prof. Dr. Paulo Sergio da Silva, e ao pró-reitor de Extensão, Prof. Dr. Delcio Cardim, medalhas e troféus conquistados em competições nos anos de 2017 e 2018 (Foto: Jesana Lima). Acompanhados do coordenador do ProEduc-UniFAI Suricates, Prof. Me. Carlos Alberto Gomes Barbosa, algumas das crianças e dos adolescentes atendidos pelo programa apresentaram ao reitor, Prof. Dr. Paulo Sergio da Silva, e ao pró-reitor de Extensão, Prof. Dr. Delcio Cardim, medalhas e troféus conquistados em competições nos anos de 2017 e 2018 (Foto: Jesana Lima).

Alunos do Programa de Educação Pró-Ativa (ProEduc-UniFAI) “Suricates” do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) já acumulam mais de 200 medalhas em mais de 40 competições ao longo de 2017 e 2018.
“Muitas vezes pensamos em números, como no caso das medalhas, mas também temos que considerar a qualidade, até porque nem todo mundo será atleta. O mais importante é saber que as crianças estão gostando do trabalho e não estão mais indo embora porque a atividade oferecida não é satisfatória ou motivadora. As crianças que não permanecem é porque não têm perfil para o esporte educacional. E é óbvio que, se elas não forem atletas, ainda assim irão consumir o esporte como espectadoras”, avaliou  o coordenador do ProEduc-UniFAI Suricates, Prof. Me. Carlos Alberto Gomes Barbosa.
Em visita à Reitoria na semana passada, acompanhados do coordenador, algumas das crianças e dos adolescentes atendidos pelo programa apresentaram ao reitor, Prof. Dr. Paulo Sergio da Silva, e ao pró-reitor de Extensão, Prof. Dr. Delcio Cardim, medalhas e troféus conquistados na Liga Oeste Paulista de Atletismo, Jogos Escolares do Estado de São Paulo, Jogos Escolares da Juventude (Brasileiro), Campeonato Paulista (Federação Paulista de Atletismo), Campeonato Brasileiro (Confederação Brasileira de Atletismo) e Jogos Sul-americanos Escolares (Comitê Olímpico do Brasil).
O gesto mostrou um pouco dos resultados obtidos pelo ProEduc-UniFAI Suricates, desenvolvido na Instituição desde dezembro de 2015. “Se considerarmos desde o início do ProEduc, o número de medalhas triplica. O nosso intuito é fazer com que as crianças tenham a oportunidade de praticar esporte e se elas, porventura, tiverem o talento necessário, sejam absorvidas no esporte de competição para representar a cidade, o estado ou o país”, constatou Carlos Barbosa.
Alguns alunos e ex-alunos do ProEduc-UniFAI Suricates foram selecionados para bolsas de programas do Governo Federal destinadas ao esporte. “Isso faz com que a criança não saia do esporte porque, dependendo da bolsa que se recebe, é mais do que o que a família toda junta recebe ao final do mês”, revelou.

O ProEduc-UniFAI Suricates

O programa atende, desde dezembro de 2015, estudantes do Ensino Básico das unidades escolares das redes pública e privada do município, oferecendo atividades esportivas e socioeducacionais visando o crescimento e desenvolvimento humano, promoção da saúde e desenvolvimento da cultura esportiva.
O ProEduc-UniFAI Suricates propõe ainda cultivar e incrementar atividades que satisfaçam às necessidades lúdica, estéticas, artísticas, combativas e competitivas de nossas crianças e adolescentes sob responsabilidades pedagógicas com obrigações educativas relacionados à formação de valores, hábitos e atitudes buscando alterações do quadro de injustiça, exclusão e vulnerabilidade social.
As atividades, gratuitas, são voltadas para crianças e adolescentes de oito a 14 anos de escolas públicas e particulares de Adamantina, em contraturno escolar, cujo número de vagas ofertadas é dividido por faixas etárias.
São oferecidas aulas de handebol, voleibol e atletismo, para ambos os sexos, às segundas, terças e quintas-feiras no Câmpus IV (área da ACREA, na avenida Rio Branco, 1.890, esquina com a rua Tetsushi Haga, que dá acesso ao Câmpus II).
“Diferentemente dos outros anos, estamos oferecendo lanche com suco e passe de ônibus às crianças para que elas possam ir e vir. Isso agregou muito em relação à presença dessas crianças”, acrescentou Carlos Barbosa.

Grade horária

As atividades esportivas, em contraturno escolar, são oferecidas às segundas, terças e quintas-feiras, de manhã ou à tarde, nos seguintes horários:

Das 8h às 9h10: Aula (Turma 1 – de oito a 11 anos)
Das 9h10 às 9h30: Intervalo
Das 9h30 às 11h: Aula (Turma 2 – de 12 a 14 anos)
Das 14h30 às 15h40: Aula (Turma 3 – de oito a 11 anos)
Das 15h40 às 16h: Intervalo
Das 16h às 17h30: Aula (Turma 4 – de 12 a 14 anos)
 

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans
P&G Telecomunicações

Publicidade

Insta do Siga Mais