Cultura

Adamantina deve voltar a receber o Circuito Cultural Paulista

Após cobranças de Acácio Rocha, prefeito Cardim consegue retomada do Circuito Cultural Paulista.

Por: Da Redação atualizado: 19 de maio de 2018 | 09h42
Prefeito Márcio Cardim e o Secretário Estadual de Cultura, Romildo Campello (Reprodução). Prefeito Márcio Cardim e o Secretário Estadual de Cultura, Romildo Campello (Reprodução).

O prefeito Márcio Cardim esteve nesta semana em São Paulo, e em audiência com o Secretário Estadual de Cultura, Romildo Campello, conseguiu obter dele o compromisso de reestabelecer, em Adamantina, a programação do Circuito Cultural Paulista (CCP). “Vamos colocar Adamantina de volta ao Circuito Cultural Paulista o mais breve possível e incluí-la fortemente como parceira da Secretaria de Estado da Cultura nas nossas ações”, destacou Campello, em vídeo, gravado junto com o prefeito Cardim. Ele também entregou um kit livros ao prefeito, para o acervo da Biblioteca Municipal.
Desde 2008 o CCP oferece programação cultural à cidade, e foi suspenso neste ano. A motivação, segundo a Secretaria de Estado da Cultura, se deu pela contenção de gastos.
O fim da programação do CCP na cidade foi revelado pelo vereador Acácio Rocha, no começo deste mês, na sessão da Câmara Municipal do dia 7 de maio (reveja). O encontro do prefeito com o dirigente estadual de cultura se deu após o Requerimento Nº 126/18, onde o vereador cobrou explicações e pediu a retomada da programação na cidade. Acácio foi Secretário Municipal de Cultura de 2006 a 2012, quando conquistou o CCP.
Pelo CCP são programados espetáculos mensais dm diversas linguagens artísticas, nos meses de março a junho e agosto e novembro, com atrações contratas pela SEC, que paga os cachês, deslocamento, hospedagem e alimentação dos artistas. O município cede o local – geralmente o anfiteatro da biblioteca – e os serviços de sonorização e iluminação.
No vídeo, não foi anunciada uma data específica para a retomada do CCP, que organiza as programações em módulos semestrais, mas o anúncio da retomada foi comemorado pelo vereador. “Ficamos felizes com a rápida mobilização do prefeito, e parabenizo, pois conseguiu do secretário Romildo Campello o compromisso de restabelecer a programação. Agora é aguardar que a cidade, o mais breve possível, volte a ser inserida no roteiro do Circuito Cultural Paulista”, disse.
Em âmbito local – destaca Acácio – o CCP permitiu formar plateias, promoveu a difusão cultural e fomentou a cadeia produtiva da cultura, com acesso da população local e regional a importantes manifestações de arte e cultura, bem como a circulação de artistas de diversas regiões e linguagens na cidade. “Todos esses fatores, e nossa história e resultados no Circuito, justificam a manutenção da programação e a ampliação de parcerias”, completa.

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans
P&G Telecomunicações

Publicidade

Insta do Siga Mais