Saúde

Preenchidas as oito vagas para o Mais Médicos em Adamantina

Apresentação dos novos médicos em Adamantina deve ocorrer a partir de 3 de dezembro.

Por: Da Redação atualizado: 27 de novembro de 2018 | 16h23
Todas as oito vagas do Mais Médicos, disponíveis para Adamantina, foram preenchidas na sexta-feira (Reprodução). Todas as oito vagas do Mais Médicos, disponíveis para Adamantina, foram preenchidas na sexta-feira (Reprodução).

Na noite da última sexta-feira (23) foram preenchidas as oito vagas do Programa Mais Médicos destinadas a Adamantina.  A informação foi obtida na manhã desta segunda-feira pelo SIGA MAIS.
Segundo o cronograma do edital de inscrição aberto na última terça-feira (20), o próximo passo a ser cumprido nesta semana prevê que os médicos inscritos apresentem suas documentações. Se todas as exigências forem atendidas, a previsão é de que se apresentem em Adamantina a partir do dia 3 de dezembro para homologar a contratação e iniciar a função.

Atendimento em esquema especial

Desde quarta-feira da semana passada seis médicos cubanos já não atendem em Adamantina. Eles deixaram as unidades básicas de saúde depois do anúncio do Governo de Cuba que rescindiu sua participação no Programa Mais Médicos. Com isso, o atendimento à população tem sido feito com rodízio envolvendo cinco médicos efetivos do quadro da Secretaria Municipal de Saúde.
Em entrevista ao telejornal Fronteira Notícias (TV Fronteira/Globo) semana passada (assista aqui), o Secretário Municipal de Saúde, Gustavo Taniguchi Rufino, explicou que esses médicos se revezam para atender os pacientes, o que ocorre após a realização de triagem pelas equipes de enfermagem dos postos de saúde, que identificam os casos prioritários, mais urgentes. Os casos considerados menos graves deverão aguardar pelo atendimento, mediante reagendamento.
Segundo Gustavo, a expectativa é que a situação se normalize na primeira semana de dezembro, com a chegada desses novos médicos.

Brasil: mais de 96% das vagas foram preenchidas

Segundo informou neste domingo (25) o Ministério da Saúde, 96,6% das vagas do programa Mais Médicos foram preenchidas. Segundo o órgão, o site está estável e as inscrições seguem até 7 de dezembro.
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, até às 17h deste domingo havia 29.780 inscritos com registro do Conselho Regional de Medicina (CRM) no Brasil, dos quais 20.767 foram efetivadas e 8.230 profissionais já estão alocados no município para atuação imediata.
O órgão informou que a apresentação dos profissionais aos municípios deve ocorrer imediatamente até 14 de dezembro. Na apresentação ao município, o médico deve entregar todos os documentos exigidos no edital. Até ontem, 40 médicos já se apresentaram nas unidades básicas de saúde.

Publicidade

Clinica Lu Applim

Publicidade

Youtube