Eleições para presidências do Confea e Crea-SP acontecem nesta sexta (3)
Profissionais têm até às 19h para votar. Processo ocorre exclusivamente pela internet.
Ao longo desta sexta-feira (3) os profissionais registrados e em dia com suas obrigações perante o Sistema Confea/Crea podem escolher seus representantes para cargos estratégicos no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) e na Caixa de Assistência (Mútua).
A eleição foi aberta às 8h e segue até às 19h (horário de Brasília). A votação é 100% digital e pode ser realizada pelo celular, tablet ou computador, diretamente pela plataforma oficial vote.confea.org.br. O acesso é feito por meio de autenticação com CPF e código verificador enviado por e-mail ou SMS, além da possibilidade de utilização do Gov.br ou certificado digital. Em todo o país, 748.594 profissionais estão aptos a votar.
São quatro candidatos à presidência do Confea: Engenheiro Joel Krüger, Luduvice, Vinicius Marchese e Prof. Luiz Lucchesi. Para a presidência do Crea-SP, dois: Alex Ramos e Lígia Mackey.
Minutos antes da abertura da votação, o coordenador da Comissão Eleitoral Federal (CEF), eng. prod. seg. trab. Daniel Robles, destacou que a cerimônia marcou o cumprimento de mais um item do processo eleitoral, que é regido pela Resolução nº 1.150/2025. Ele lembrou que ontem foi realizada a etapa da zerésima do sistema de votação e ressaltou que o processo é auditado pela Perfect Link na busca por transparência, eficiência e integridade.
Segundo Robles, a CEF também conta com apoio da área Jurídica do Confea, o que garante segurança na tomada de decisões. "Vamos preparar o processo para que os profissionais possam votar. Logo após o encerramento às 19h, iremos fazer a apuração dos votos que será transmitida pelo canal do Confea no Youtube", afirmou.
Daniel Robles, coordenador da Comissão Eleitoral Federal (Reprodução/Confea).
A vice-presidente no exercício da presidência do Confea, eng. civ. Ana Adalgisa, agradeceu às empresas responsáveis por assegurar a transparência e a auditagem do processo eleitoral e reforçou a importância da participação dos profissionais. "A cada três anos temos eleições gerais para escolher nossos representantes para ocupar a presidência do Confea, dos Creas e das diretorias das Mútuas. É um momento importante que não apenas garante o direito ao voto, mas para demonstrar seu compromisso enquanto profissional com o futuro do Sistema", pontuou.
Ela frisou ainda que o Sistema caminha a passos largos e cada vez mais próximo da sociedade, de portas abertas para profissionais, instituições de ensino, entidades de classe e para a sociedade, e concluiu convidando os registrados a participarem do pleito: "Tenham certeza que o sistema 100% online tem a segurança, transparência e a garantia de que a sua escolha que foi depositada será a escolha que irá gerir o nosso Sistema. Participem das eleições!"
Associação dos Engenheiros incentiva participação nas eleições
A Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Nova Alta Paulista (AEAANAP), com sede em Adamantina, reforça a importância da ampla participação da categoria, destacando que o voto representa uma oportunidade para fortalecer a representatividade das profissões e contribuir para o aperfeiçoamento das ações desenvolvidas em benefício dos profissionais e da sociedade.
Presidente da AEAANAP, o engenheiro agrônomo André Luiz Borrasca (Arquivo/Siga Mais).
Para o presidente da AEAANAP, o engenheiro agrônomo André Luiz Borrasca, participar das eleições vai além do exercício de um direito: é um compromisso com o futuro das profissões. "O Sistema Confea/Crea desempenha um papel essencial na fiscalização do exercício profissional, na valorização das nossas categorias e na defesa da sociedade. A eleição é o momento em que cada profissional pode contribuir diretamente para definir os rumos da Engenharia, da Agronomia e das Geociências no Brasil. Quanto maior a participação, mais forte e representativo será o nosso Sistema. Por isso, faço um convite para que todos os profissionais aptos exerçam seu direito ao voto e participem desse importante processo democrático", afirma.
Segundo Borrasca, a participação dos profissionais também fortalece as entidades de classe e amplia a legitimidade das decisões que serão tomadas pelos futuros dirigentes, refletindo as necessidades dos diversos segmentos representados pelo Sistema Confea/Crea.