Coreto Itinerante leva música e cultura às ruas de Adamantina neste sábado (4)
Projeto da APAA abre programação cultural de julho com apresentações gratuitas em espaços públicos.
A população de Adamantina terá uma oportunidade de vivenciar a música e a cultura ao ar livre neste sábado (4), com a realização do Coreto Itinerante, projeto idealizado pelo maestro Luizão, de Presidente Prudente, e promovido pela Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), em parceria local com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Inicialmente previsto para o mês de junho, o evento precisou ser adiado em razão das chuvas e agora integra a programação cultural de julho no município.
Apresentação recente realizada em Pres. Epitácio (Reprodução: Pref. de Pres. Epitácio).
O projeto percorre ruas, praças e espaços públicos levando apresentações musicais em um formato semelhante ao tradicional Trenzinho da Folia, que anima o Carnaval em Adamantina. A proposta é aproximar a população das manifestações culturais, transformando diferentes pontos da cidade em palco para atrações artísticas.
(Divulgação).
Segundo a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a programação terá início às 19h, na Praça Élio Micheloni, no centro da cidade. O percurso seguirá por ruas e praças do município, passando pelo Parque Caldeira e sendo encerrado no Parque dos Pioneiros.
A participação é gratuita e aberta ao público, reunindo famílias, crianças, jovens e idosos em uma iniciativa que busca valorizar os espaços públicos, incentivar a convivência comunitária e ampliar o acesso à cultura.
Julho terá agenda diversificada de eventos culturais
Além do Coreto Itinerante, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo preparou uma programação diversificada para o mês de julho, reunindo cinema, exposições, atividades educativas, oficinas e atrações voltadas a públicos de todas as idades.
A agenda teve início nesta sexta-feira (3), com a exibição do filme "À Margem do Lixo", dentro do programa Pontos MIS, no Anfiteatro Fernando Paloni.
Na próxima terça-feira (8), Adamantina sediará o Encontro Regional de Gestores do Pontos MIS, reunindo representantes de municípios da região para discutir ações e fortalecer as políticas públicas voltadas ao audiovisual.
Entre os dias 13 e 31 de julho, o Museu e Arquivo Histórico "Setsu Onishi" realizará a programação Férias no Museu, com atividades voltadas à valorização da história e do patrimônio cultural.
A programação ainda inclui novas sessões gratuitas de cinema do Pontos MIS, nos dias 16, 23 e 31 de julho, além da Mostra de Resultados do Curso de Humor, marcada para 18 de julho, no Anfiteatro Fernando Paloni.
Outro destaque será a Noite no Museu – Museu à Lanterna, no dia 22 de julho, proporcionando ao público uma experiência diferenciada de visitação ao espaço histórico.
Encerrando a programação de eventos presenciais, o Domingo no Parque, no dia 26 de julho, reunirá show sertanejo e uma ação beneficente das Protetoras Independentes, com venda de comidas típicas julinas para arrecadação de recursos destinados aos animais resgatados.
Todas as atividades são gratuitas e abertas à população. A Prefeitura informa que a programação poderá sofrer alterações, que serão comunicadas pelos canais oficiais da administração municipal e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.