Geral

Programação Setembro Amarelo é lançada em Adamantina

Ações integradas visam promover a vida e sensibilizar a comunidade para a prevenção ao suicídio.

Por: Da Redação atualizado: 3 de agosto de 2017 | 14h29
Lançamento do Setembro Amarelo reuniu comunidade, lideranças e autoridades, no Fórum de Adamantina (Foto: Maikon Moraes). Lançamento do Setembro Amarelo reuniu comunidade, lideranças e autoridades, no Fórum de Adamantina (Foto: Maikon Moraes).

Uma cerimônia realizada na manhã desta terça-feira (1º) no salão do júri do Fórum de Adamantina marcou o lançamento oficial da programação Setembro Amarelo, uma iniciativa do Ministério Público do Estado de São Paulo, Tribunal de Justiça e do Polo de Atividades Integradas (PAI) “Nosso Lar” Adamantina.
A iniciativa encabeçada pelas três instituições mobiliza ainda outros parceiros, entre os quais a Unimed, Centro Universitário UniFAI, Santa Casa, Apae e Prefeitura local. A programação conta com atividades de mobilização e sensibilização, palestras, oficinas, atividades artísticas, de promoção da afetividade e o concurso de desenhos e frases junto às escolas municipais da cidade.
A abertura da cerimônia de lançamento foi conduzida pela juíza de direito Ruth Duarte Menegatti, que destacou o desafio em estabelecer um trabalho em rede continuado e permanente, em favor da vida. “O desafio é empreender ações em favor da vida, em iniciativas integradas, envolvendo a comunidade”, disse.
Em seguida, psicóloga Denise Alves Freire expôs detalhadamente sobre a programação, e destacou que o foco realizar ações preventivas, de promoção e valorização da vida. “Suicídio é uma palavra pesada, tensa. Quando se faz prevenção, falamos em resgate de vidas. Prevenir é pensar no que nos faz viver”, explicou. Denise citou ainda que além dos eventos já anunciados, há atividades ainda sendo formatadas, que serão divulgadas oportunamente.
A participação seguinte foi do administrador do PAI Nosso Lar, Andrey Negroni. Ele destacou aspectos objetivos do realinhamento administrativo e técnico da instituição e os avanços já conquistados, sobretudo em razão da mobilização popular em torno da causa, a nova postura na direção da instituição e a transparência. “É reflexo da participação da comunidade, de uma direção administrativa séria e uma equipe comprometida”, ressaltou.
A etapa seguinte contou com a participação de um grupo de internos assistidos pela Fundação Casa, Unidade 1 de Irapuru. O grupo apresentou um teatro abordando na temática aspectos e valores da vida humana, e o desafio do indivíduo em manter-se pelo caminho do que é certo, em busca de valores positivos para a vida. A apresentação emocionou o público.
Ao final, o promotor de justiça Rodrigo Caldeira agradeceu a participação do público e reiterou o objetivo da mobilização, em sensibilizar a sociedade para uma ação conjunta, em favor da vida.

Setembro Amarelo

Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.
Ocorre no mês de setembro, desde 2014, por meio da identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações. Há uma atenção especial ao 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
Já o Polo de Atividades Integradas (PAI) “Nosso Lar” Adamantina está engajado nesse movimento, visto que a filosofia de trabalho da instituição é pautada na promoção da saúde, ressalta a importância de promover atividades que sensibilizem as pessoas para a compreensão do tratamento do transtorno mental, que eventualmente pode ter desdobramentos trágicos e levar ao suicídio.

Programação

- Agosto e setembro: Prevenção nas escolas com o projeto Amor à Vida. Concurso de desenhos e frases nas escolas municipais. Parceria do PAI e Secretaria Municipal de Educação de Adamantina);
- 26 de agosto: Lançamento do Setembro Amarelo, a partir das 9h, na Praça Dom Henrique Gelain (Igreja Matriz de Santo Antônio);
- 27 de agosto: Caminhada Unimed. Saída às 8h do Espaço Vip. Parceria Unimed e PAI;
- 01 de setembro: Oficina de Sentimentos. Aberto à Comunidade. Vagas Limitadas. Turma I às 8h e Turma II às 10h. Local: PAI;
- 10 de setembro: Gincana da Vida. Comunidade inserida nas atividades do PAI. Participação de 4 equipes. Local: PAI;
- 15 de setembro: Tendas da vida. Atividades com alunos da UniFAI na Praça Dom Henrique Gelain (Parceria UniFAI e PAI);
- 17 a 21 de setembro: Exposição dos desenhos e frases dos alunos das escolas municipais para a votação do público. Local: Biblioteca de Adamantina.
- 22 de setembro: Apresentação musical: Praça Dom Henrique Gelain;
- I Simpósio de Psiquiatria de Adamantina. Local, data e horário serão divulgados oportunamente.  
- Vida e Fé: Atividades da igreja católica no PAI. Data e horário serão divulgados oportunamente.  

Publicidade

P&G Telecomunicações
Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais