Cidades

Adamantina sedia nesta quinta encontro sobre a cultura do amendoim no oeste paulista

Tupã e mais quatro cidades da região respondem por 43% das exportações brasileiras de amendoim.

Por: Da Redação atualizado: 19:42
Região do oeste paulista é grande produtora e exportadora de amendoim (Foto: Pixabay). Região do oeste paulista é grande produtora e exportadora de amendoim (Foto: Pixabay).

O Polo Regional Alta Paulista, em Adamantina, da Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio, promove nesta quinta-feira (23) um encontro sobre a cultura do amendoim, com uma abordagem sobre genética e tecnologias para o este paulista.

O encontro será durante toda a manhã, no polo da Apta, em Adamantina, localizado na Estrada 14, km 6. Os organizadores pedem que sejam feitas inscrições antecipadas, o que permitirá a melhor organização prévia da atividade. Não há cobrança de taxa de inscrição.

A programação será aberta às 7h com a recepção dos inscritos. Também serão recebidas inscrições no local, até às 8h.

Polo da Apta, em Adamantina, na Estrada 14, km 6 (Foto: Siga Mais).

Das 8h às 8h45 acontece a primeira palestra, com o tema “Amendoim na palha: perspectivas e desafios”, conduzida pelo Dr. Denizart Bolonhezi. Em seguida, das 9h às 9h45, palestra “Manejo de pragas e doenças para o amendoim”, com o Dr. Marcos Doniseti Michelotto. Depois, abre-se um intervalo de 10 minutos par coffe-break.

A programação técnica será retomada às 10h20, onde haverá a apresentação de variedades de amendoim, com o Dr. Ignácio José de Godoy. Em seguida, das 11h10 às 12h30, apresentação de tecnologias no campo para a cadeia produtiva do amendoim.

Mais informações e inscrições pelos seguintes canais: (18) 3521-4800, (18) 98123-0705 (WhatsApp) e-mail: poloaltapaulista@apta.sp.gov.br. (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Supermercado Godoy

Publicidade

JVR Segurança
Rede Sete Supermercado

Tupã, Quintana, Herculândia, Pompéia e Marília respondem por 43% das exportações brasileiras de amendoim

Segundo artigo publicado por Renata Martins no site do Instituto de Economia Agrícola, em abril do ano passado, a produção paulista de amendoim há muitas décadas ocupa destaque no cenário nacional ao responder entre 80% e 90% da produção brasileira do grão, e por sua ampla participação nas exportações do amendoim em grão e do óleo de amendoim. Essa liderança construída pela interação entre diferentes atores e organizações envolvendo a produção, beneficiamento, industrialização e comercialização tem como resultado a consolidação da atividade e a expansão dos seus mercados, em especial, o externo.

De acordo com a autora, no ano de 2018, o volume das exportações de amendoim em grão cresceu 35% em relação ao ano anterior. Os últimos quatro anos também registram incremento nas exportações de amendoim em grão. No ano de 2017, particularmente, foram exportadas 153 mil toneladas, 45% a mais que em 2016, que representaram US$ 195 milhões. Em 2018, além do aumento nos volumes exportados, foi registrado o acréscimo de 18% em valores, totalizando US$ 230 milhões.

Renata Martins revela que, dentre os principais destinos do amendoim brasileiro está a Rússia, com 37% do volume total exportado, seguida da Argélia com 17% e dos Países Baixos (Holanda) com 11%. Considerando o total em valores exportados, a Rússia responde por 33%, Holanda por 13% e Argélia por 16%1, indicando que o produto exportado para a Rússia alcança menor valor por unidade, mantendo, assim, tendência já registrada em anos anteriores.

A autora destaca que, ao se considerar as exportações de amendoim em grão, no ano de 2018 e por munícipios, os localizados no Estado de São Paulo ocupam posição de destaque.

Em 2018, nessa dezena de municípios tem destaque Tupã, que respondeu por 23% do volume total das exportações de amendoim, seguido por Jaboticabal com 18%, Taquaritinga 13%, Dumont 11%, Borborema 10%, Pompeia 10%, Marília 7%, Sertãozinho 2%, Quintana 2% e Herculândia 1%. Os municípios do Oeste Paulista (Tupã, Pompéia, Marília, Quintana e Herculândia), somados, respondem por 43% das exportações brasileiras de amendoim.

Publicidade

Cóz Jeans
P&G Telecomunicações
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais