Siga Mais

Publicidade

Cinema
Auto Posto Cocipa

Publicidade

Clinica Lu Applim
UniFAI 1

Siga Mais » Notícias » Negócios

Negócios

Daniel Alfaiate 40 anos: um ofício sob medida

15:09 atualizado: 07/01/2018 10:02

Data é marcada com Moção da Câmara Municipal e placa comemorativa aos 40 anos.

Por: Da Redação

http://www.sigamais.com/noticias/negocios/daniel-alfaiate-40-anos-um-oficio-sob-medida/ Daniel Alfaiate 40 anos: um ofício sob medida
Daniel Perez Guerrero, o Daniel Alfaiate: 40 anos de profissão (Foto: Maikon Moraes). Daniel Perez Guerrero, o Daniel Alfaiate: 40 anos de profissão (Foto: Maikon Moraes).

Daniel Alfaiate, um dos ícones de Adamantina, completa 40 anos de história profissional nesta segunda-feira (2). Essas quatro décadas costurando roupas e histórias foram vividas no mesmo espaço, em um salão comercial na Rua Deputado Salles Filho, centro da cidade.
Daniel Alfaiate é Daniel Perez Guerrero, o único da família que ainda está na profissão. Por décadas ele dividiu os trabalhos com o irmão Elias Perez Guerrero (falecido). Ambos herdaram as habilidades daquele que foi o mentor e por muito tempo deu nome ao lugar, também irmão Salomão Perez Guerrero, que mora em Ribeirão Preto.
Hoje, Daniel organiza o trabalho diário com o apoio da mulher Regina Roncolato Perez Guerrero, seu braço direito.

Homenagens pelas quatro décadas de histórias

Ao atingir os 40 anos de profissão, Daniel Perez Guerrero foi homenageado pela Câmara Municipal de Adamantina, com a Moção de Congratulações e Aplausos Nº 052/17, de 4 de dezembro passado, proposta pelo vereador Acácio Rocha e aprovada por unanimidade pelo legislativo adamantinense.
Uma outra homenagem a Daniel Alfaiate se deu no âmbito familiar, em dezembro passado, quando recebeu uma placa comemorativa entregue por sua filha Fabiana Perez Guerrero.
Ambas as homenagens foram extensivas aos dois irmãos de Daniel – Elias e Salomão – que foram citados dada à contribuição de cada um a este espaço que é referência na memória e na vida dos adamantinenses.

Sob medida, reparos e consertos

Daniel Alfaiate tem uma ampla carteira de clientes, muitos dos quais fieis, que confiam a ele, há décadas, a tarefa de produzir roupa sob medida. “Nossa mão-de-obra tem mais qualidade, além de conseguirmos produzir sob medida, no modelo e no tecido escolhido pelo cliente”, diz. Entre os diferenciais em uma calça sob medida, por exemplo, Daniel destaca a possibilidade de barras italianas e pregas, que dão personalidade à peça.
Além da confecção personalizada, Daniel destaca o volume de outros serviços. “Antigamente as pessoas compravam os tecidos e mandavam fazer a calça, e hoje as pessoas compra um jeans e mandam fazer a barra. A confecção pronta é a que domina”, relata.
Um dos destaques desse trabalho é a barra em calças jeans, onde Daniel aplica uma técnica quase imperceptível, que garante as características originais da peça. “Aperfeiçoamos bastante a nossa técnica ao longo dos anos, e hoje conseguimos fazer uma nova barra em calças jeans sem tirar a originalidade delas”, diz orgulhoso.
No desafio de atender bem, Daniel é enfático e preza por isso. “O que é mais gratificante é poder atender bem, no sentido de acertar plenamente as medidas”, revela. Esse é um dos segredos de tanta fidelidade, em uma relação de confiança construída ao longo dos últimos 40 anos.
Sobre o futuro da profissão, ele tem uma visão equilibrada. “Sempre vão existir os clientes mais tradicionais, que procuram por um serviço mais artístico, bem elaborado e com qualidade diferenciada”.
Enquanto tiver mãos hábeis e saúde plena, Daniel pretende manter-se na profissão, oferecendo atendimento com sorriso no rosto e brilho nos olhos, contribuindo assim para que muitas pessoas tenham prazer e sintam-se bem vestindo as roupas produzidas ou alteradas por ele.

Alfaiataria: local de trabalho e ponto de encontro

A alfaiataria de Daniel tem características únicas. Um dos destaques do lugar é um armário em madeira maciça, que está ali desde os primórdios. Na base do móvel, prateleiras abertas recepcionam as peças que dão entrada. Ao meio, gavetas com puxadores metálicos acomodam acessórios e urdimentos diversos, aplicados na costura. E logo acima, prateleiras fechadas com portas de vidro, de correr, são a vitrine do trabalho finalizado.
Na recepção um balcão com uma bancada de atendimento faz a conexão entre o profissional e seus clientes. Esses, com suas necessidades e expectativas, têm um único objetivo: vestir-se bem.
Ao fundo do salão uma segunda bancada, onde Daniel produz suas peças, risca tecidos, corta e finaliza. Empunha tesouras, que diferem em tamanhos, mas são precisas nos cortes, bem como os pesados e tradicionais ferros de passar – sem a modernidade dos equipamentos com vapor – que dão personalidade ao lugar.
Sem falar nas máquinas de costura, elétricas, por onde os tecidos são costurados, permitindo-se criar e alterar peças. É nessas máquinas que o projeto ganha formas, para depois vestir o corpo sob a qual a calça ou a camisa foram desenhadas, num ponto-a-ponto, fio-a-fio, que faz história há 40 anos.
O lugar também é um ponto de encontro para costurar histórias e amizades, cortar o mau humor e fazer amigos. A pauta que predomina é o futebol, sobretudo quando as discussões envolvem o seu time - Palmeiras. Os temas, os amigos, os clientes e os encontros se encaixam, como a “casinha” e o botão.

Serviço
Daniel Alfaiate
Rua Deputado Salles Filho, 33, centro
Adamantina – SP
(18) 3521-4779

 
1 comentários, Clique aqui para comentar!

Comentários

josé roberto neris de souza

Voce foi meu alfaiate do meu terno de casamento, quando morei em Adamantina, por mais de 20 anos, admirava a sua habilidade, bato palmas pela sua profissão totalmente em extinção.

 

Publicidade

Microdata

Publicidade

Life FM
Massa FM
Diario