Tecnologia

Quer dormir melhor? Ative o modo noturno no Android

É possível que a tecnologia possa ser uma aliada e não uma inimiga na busca de uma boa noite de sono.

Carlos Schults | carlos@carlosschults.net Colunista
Carlos Schults | carlos@carlosschults.net
Quer dormir melhor? Ative o modo noturno no Android

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), 40% dos brasileiros sofrem com algum distúrbio do sono. Este fato é preocupante, porém não exatamente surpreendente. Mas o que isso tem a ver com o tema dessa coluna?

A tecnologia é frequentemente vista como uma inimiga do sono de qualidade. E, para ser sincero, tal título é muitas vezes merecido. As luzes das telas dos celulares, tablets e monitores atrapalham o ciclo circadiano, que regula o ritmo do nosso relógio biológico. O excesso de informações a que somos expostos todos os dias nas redes sociais torna mais difícil para nossa mente desconectar e relaxar.

Finalmente, devido a estarmos online praticamente todo o tempo, a expectativa de muitos empregadores sobre quando é razoável nos dedicarmos a trabalho em nosso tempo livre faz com que muitas pessoas estejam checando seus e-mails e aplicativos de comunicação praticamente todo o tempo. Como, então, é possível que a tecnologia pode ser uma aliada e não uma inimiga na busca de uma boa noite de sono? Isso é o que veremos no artigo de hoje.

A importância do sono

Recentemente, li um livro chamado Por que Nós Dormimos: A Nova Ciência do Sono e do Sonho, por Matthew Walker. Como o título sugere, o livro cobre, de maneira bastante abrangente, o atual “estado da arte” da pesquisa científica no que diz respeito ao sono. Lendo o livro, eu aprendi muito mais do que pensei ser possível saber sobre os processos envolvidos no sono e os motivos pelos quais necessitamos dormir – e sonhar.

Tornando a tecnologia uma aliada do sono

Como já mencionei, nossos smartphones, tablets, notebooks, e outros aparelhos, podem ser grande empecilhos quando o assunto é ter um sono de qualidade. Isso acontece, entre outros motivos, porque a luz emitida pela tela desses aparelhos é de uma tonalidade que interfere com nosso ciclo biológico. De uma maneira bastante simplificada, nosso cérebro “confunde” aquela luminosidade com a luz natural do dia, e o processo de começar a ficar sonolento é adiado.

Na próxima seção, podemos ver como utilizar um recurso do Android para auxiliar ou pelo menos reduzir os efeitos prejudiciais dos celulares em nosso sono.

Modo noturno no Android

O Android conta com algumas funcionalidades que podem ser interessantes para quem precisa melhorar a qualidade do sono. A primeira delas é o que chamamos de Modo Noturno. Presente nas versões mais recentes do sistema operacional, essa funcionalidade muda a luminosidade da tela, filtrando a tonalidade azul responsável por interferir com seu ciclo circadiano.

Para ativar o Modo Noturno no seu celular Android, abra as configurações. Depois, clique em “Tela.” Aí, você deverá ver a opção “Modo noturno”:

Ao clicar em Modo noturno, você verá algumas opções de configuração da funcionalidade:

Nesta tela, você pode definir uma programação para o modo noturno. As opções são: do anoitecer ao amanhecer (que é a minha programação atual), um horário específico (que você pode definir) ou nenhuma (nesse caso, você ativa e desativa esse modo manualmente.)

O modo noturno, quando ativado, muda a tela para uma tonalidade laranja, tornando a luminosidade do celular menos prejudicial ao sono.

Conclusão

O sono e a vida moderna têm um relacionamento...complicado, para dizer o mínimo. As obrigações vida pessoal, profissional e acadêmica impedem muitas pessoas de ter o sono restaurador que precisam. A tecnologia muitas vezes também é uma vilã nessa história. Nossos gadgets fazem nossas mentes transbordar com informações muitas vezes inúteis. As redes sociais empregam algoritmos cada vez mais eficazes em nos prender à tela do celular. E, é claro, o próprio aparelho pode prejudicar nosso sono devido à luminosidade que produz.

No artigo de hoje, eu ensinei como uma funcionalidade simples do Android pode ser usada para facilitar o seu sono. É claro que existem outros recursos à sua disposição, não apenas no Android, mas também no Windows e outros sistemas operacionais.

Não apenas de software vive a tecnologia aliada do sono, no entanto. Também existem dispositivos que você pode adquirir para lhe auxiliar no sono, como as pulseiras inteligentes que contam com funcionalidades de rastreamento da qualidade do sono.

Em artigos futuros, eu posso cobrir um ou mais desses recursos. Antes de finalizar o artigo, um recado importante: problemas no sono podem ser condições sérias de saúde. Então, não hesite em consultar um médico caso você tenha dificuldades consistentes em dormir ou permanecer no sono, OK?

Obrigado pela leitura, e até a próxima!

Publicidade

Insta do Siga Mais

Publicidade

Cinema