Tecnologia

Tecnologia auxiliando o sono: ative o Modo Dormir no Android

Especialista dá dicas e ensina como ativar funcionalidade do Android relacionada ao sono: o Modo Dormir.

Carlos Schults | carlos@carlosschults.net Colunista
Carlos Schults | carlos@carlosschults.net
Tecnologia auxiliando o sono: ative o Modo Dormir no Android

No último artigo aqui da coluna, nós mencionamos como a tecnologia é comumente considerada uma inimiga quando o assunto é ter um sono de qualidade.

No entanto, a tecnologia também pode ser uma aliada. Nos últimos anos tem sido cada vez mais comum a introdução de recursos nos celulares e computadores com o auxílio de auxiliar os usuários a pegarem no sono com mais qualidade. No último artigo, eu mostrei como ativar uma funcionalidade do Android conhecida como modo noturno, que modifica a luminosidade da tela, diminuindo a luminosidade de coloração azul que prejudica o sono.

Hoje, veremos outra funcionalidade do Android relacionada ao sono: o Modo Dormir.

Modo Dormir do Android: o que é?

O Modo Dormir é uma funcionalidade relativamente recente do Android. Este modo é parte do Bem-Estar Digital, um conjunto maior de funcionalidades no Android que tem como objetivo auxiliar os usuários a usarem seus celulares e outros dispositivos de maneira mais consciente e saudável.

O Modo Dormir, quando ativado, muda a tela do celular para escala de cinza, coloca o celular em modo não-perturbe (bloqueando sons e notificações) e permite configurar um despertador que usa luz ao invés de som para acordar o usuário. Talvez mais importante que isso tudo, o Modo Dormir registra e mostra as suas atividades durante o tempo no qual você deveria estar dormindo. Ou seja, se em vez de dormir você ficou mexendo no WhatsApp e Instagram por 2 horas, é útil você saber dessa informação para poder reavaliar seus hábitos, ou mesmo o seu próprio horário de dormir.

Como ativar o Modo Dormir?

Para começar, vá até as configurações do Android. Lá, escolha a opção Bem-estar digital e controle dos pais:

Após selecionar essa opção, você verá várias opções referentes a bem-estar digital, como o tempo de uso do smartphone, dividido por aplicativos, o número de notificações recebidas e quantos desbloqueios você realizou no seu aparelho.

Você verá um grupo de opções com o nome OPÇÕES PARA SE DESCONECTAR. Dentro dessa categoria, você localizará o Modo Hora de Dormir:

Após selecionar a opção, você verá as seguintes configurações:

Por padrão, o modo estará desativado. Você poderá escolher entre ativar o modo dormir enquanto o celular estiver carregando durante o horário de dormir, ou escolher programar um horário. Eu, particularmente, prefiro a opção de horário programado, pois nem sempre deixo o celular carregando durante a noite. Também é possível ativar o modo manualmente, como veremos logo mais.

Vamos seguir com a opção de horário programado, pois é a opção que provavelmente faz mais sentido para a maioria das pessoas. Após selecionar a opção, você deverá informar o horário de dormir e acordar. Selecione também os dias da semana nas quais o modo estará ativo:

Clicando sobre o horário de fim (07:00 no exemplo acima), você tem acesso a mais opções de configurações, que permitem que você defina os detalhes do que deve acontecer na hora de acordar:

Você pode ativar a opção Alarme Nascer do sol, que ilumina a tela gradualmente antes do alarme tocar. Você também pode escolher qual o som do alarme (ou não definir nenhum.) Também é possível definir se o celular deve ou não vibrar durante o alarme. Finalmente, você pode definir alguma rotina do Google Assistente para ser executada logo após o alarme. Você pode, por exemplo, querer ouvir a previsão do tempo para o dia, um resumo das principais notícias, ou os compromissos da sua agenda.

Quando chegar no horário programado, o celular vai automaticamente entrar no modo hora de dormir, colocando a tela em escala de cinza, e entrando no modo não perturbe.

No dia seguinte, você pode ver as estatísticas mostrando quanto tempo você realmente dormiu (ou pelo menos ficou sem mexer no smartphone.)

Uma maneira ainda mais efetiva de verificar a qualidade do seu sono seria usar um aparelho específico para isso, como as pulseiras inteligentes/smartwatches, mas isso é assunto para um próximo artigo.

Como sempre, obrigado pela leitura e até a próxima!

Publicidade

Nativa FM Adamantina
Radio Brasil FM
93 FM Adamantina
Insta do Siga Mais

Publicidade

Cinema