Tecnologia

4 aplicativos úteis para estudantes de música

Especialista apresenta quatro aplicativos úteis para quem estuda música, seja canto ou algum instrumento.

Carlos Schults | carlos@carlosschults.net Colunista
Carlos Schults | carlos@carlosschults.net
(Foto por Omar Prestwich em Unsplash). (Foto por Omar Prestwich em Unsplash).

No penúltimo artigo da coluna, eu falei sobre aplicativos úteis para quem está estudando um idioma por conta própria. Hoje, trago uma lista semelhante, porém voltada a quem estuda música, seja canto ou algum instrumento.

Assim como na lista de apps para idiomas, a lista de hoje contém aplicativos que podem ser usados tanto no iPhone como em smartphones Android. Todos os aplicativos da lista podem ser usados gratuitamente. No entanto, alguns deles contam com versões pagas, que trazem mais recursos.

Tudo certo? Então, vamos lá.

Afinador Cifra Club

O Cifra Club é um dos sites mais populares para quem toca algum instrumento, especialmente violão ou guitarra. O site entrou no ar ainda nos anos 90: em 1996, para ser preciso. No início, contava apenas com cifras e tablaturas para auxiliar os usuários que queriam aprender a tocar músicas no violão ou guitarra. Com o passar do tempo, novos recursos e serviços foram sendo adicionados. Hoje, a plataforma conta com vídeo aulas, não apenas de violão ou guitarra, mas também de baixo, bateria e outros instrumentos, no qual os instrutores ensinam uma música do início ao fim, de maneira extremamente detalhada. Cursos completos, pagos ou gratuitos, também são uma realidade do Cifra Club hoje em dia.

Mas como não poderia deixar de ser, o Cifra Club também enxergou no smartphone um grande aliado no que diz respeito ao aprendizado musical. Eles lançaram alguns aplicativos úteis para auxiliar os músicos—ou aspirantes a músicos—durante o aprendizado.

O primeiro item de nossa lista é um desses aplicativos: o afinador de violão do Cifra Club.

Este aplicativo faz exatamente o que seu nome sugere. Usando o microfone do celular, o usuário toca cada corda em seu instrumento, e o aplicativo informa se deve apertar ou afrouxar a corda para alcançar a afinação desejada.

Além da afinação padrão, o aplicativo também conta com diversas afinações alternativas para violão e guitarra. Além disso, o app oferece afinações para outros instrumentos de corda, como banjo, ukulele, violino, baixo, viola, cavaquinho e outros.

O afinador Cifra Club é gratuito. Caso desejar, você pode assinar a versão Pro que, além de remover anúncios, libera recursos extras.

Link para o app na Google Play

Link para o app na App Store

Ouvido Perfeito

Ter uma excelente percepção auditiva é essencial para quem toca ou canta. Tal capacidade pode (e deve) ser praticada. E é exatamente nisso que o segundo aplicativo na nossa lista pode ajudar você.

Este aplicativo oferece um curso completo de treinamento de ouvido, com diversos exercícios nos quais você vai aprender a identificar e comparar intervalos, escalas e acordes. O Ouvido Perfeito também conta com treinamento rítmico, treinamento de leitura, além de ensinar tópicos importantes de teoria musical.

O Ouvido Perfeito é gratuito, porém você pode adquirir pacotes com exercícios adicionais.

Baixe o Ouvido Perfeito no Google Play

Baixe o Ouvido Perfeito na App Store

Metrônomo Soundbrenner

Outro requisito importantíssimo para quem toca ou canta é ser capaz de se manter no tempo da música, sem acelerar ou desacelerar. Para treinar essa capacidade, estudantes de música fazem uso do metrônomo, que é como se fosse um relógio mecânico, que produz estalos—pulsos—em intervalos regulares, indicando um andamento musical.

Hoje em dia, em vez de usar um metrônomo mecânico, você pode simplesmente usar um app no seu celular. E o terceiro item da nossa lista é exatamente isso.

O metrônomo Soundbrenner é um dos muitos aplicativos de metrônomo disponíveis. Eu gosto dele pelo seu design, simplicidade de uso e variedade de opções.

Baixe o metrônomo Soundbrenner no seu Android

Baixe o metrônomo Soundbrenner no seu iPhone

Music Tutor (Sight Reading)

Nem só de ouvido vive o músico. Embora seja negligenciada por muitos, a habilidade de ler partitura é bastante útil em muitos contextos, e não apenas para quem toca em orquestra ou outro ambiente mais formal.

E, obviamente, também temos aplicativos para treinar essa habilidade. O Music Tutor (Sight Reading) cumpre esse papel. Ele oferece exercícios nos quais o usuário deve identificar a nota sendo exibida na pauta. Infelizmente, esse aplicativo não conta, até o momento, com tradução em português para sua interface. Porém, isso não deve ser um problema tão grande, pois seu uso é bastante intuitivo.

Acesse o Music Tutor (Sight Reading)  no iPhone

Acesse o Music Tutor (Sight Reading) no Android

Publicidade

Tio Panda Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais
Cinema