Siga Mais

Publicidade

Cocipa
Cinema

Publicidade

Clinica Lu Applim
UniFAI 1

Siga Mais » Notícias » Meio Ambiente

Meio Ambiente

Esgoto vaza em córrego e Sabesp alega entupimento do emissário

08:36 atualizado: 08/12/2017 07:47

Sabesp diz que retira 16 toneladas de resíduos sólidos por mês da rede de esgoto, em Adamantina.

Por: Da Redação

http://www.sigamais.com/noticias/meio-ambiente/esgoto-vaza-em-corrego-e-sabesp-alega-entupimento-do-emissario/ Esgoto vaza em córrego e Sabesp alega entupimento do emissário
Sujeira retirada de emissário entupido, e que provocou o vazamento de esgoto nesta semana, na altura do Córrego dos Ranchos. Mensalmente, são cerca de 16 toneladas de resíduos retirados da rede de esgoto, pela empresa, em Adamantina (Foto: Cedida/Sabesp). Sujeira retirada de emissário entupido, e que provocou o vazamento de esgoto nesta semana, na altura do Córrego dos Ranchos. Mensalmente, são cerca de 16 toneladas de resíduos retirados da rede de esgoto, pela empresa, em Adamantina (Foto: Cedida/Sabesp).

O vazamento de esgoto em um emissário aéreo sobre o Córrego dos Ranchos, nesta semana, em Adamantina, teria sido causado por entupimento, decorrente descarte inadequado de restos de comida, gordura e outros resíduos sólidos na tubulação de esgotos. Com a estrutura obstruída, houve o vazamento.
O caso foi noticiado no último domingo (3) pelas redes sociais de um morador da propriedade rural onde está instalado o emissário. Na segunda-feira (4) pela manhã o caso passou a ser acompanhado pelo vereador Acácio Rocha. Ele e o morador estavam pelo local, quando chegou a equipe da Sabesp para desobstruir o entupimento.
Segundo a assessoria de imprensa da Sabesp, assim que a empresa foi comunicada do vazamento, enviou uma equipe para desobstruir a rede e providenciar a limpeza do local. Ainda de acordo com a assessoria, os serviços foram concluídos no mesmo dia.
Na realização do trabalho de desobstrução, a Sabesp verificou que o problema teve origem no descarte inadequado de restos de comida, gordura e outros resíduos sólidos na tubulação de esgotos, o que é proibido pela legislação. A empresa reforça que estes resíduos devem ir para a coleta de lixo, e não para a rede de esgotos, onde se acumulam e causam transtornos e prejuízos.
O caso relatado pelo morador e noticiado nas redes sociais foi levado na mesma segunda-feira (4) ao conhecimento do Ministério Público da Comarca de Adamantina, pelo vereador Acácio Rocha.

16 toneladas de resíduos sólidos por mês, retirados do esgoto

O despejo irregular de materiais estranhos à rede de esgoto, como restos de comida, gordura e outros resíduos sólidos, é algo que preocupa os técnicos da Sabesp. Em nota, a empresa informou que somente no sistema de esgotamento de Adamantina, a empresa retira 16 toneladas de resíduos sólidos por mês. Além disso, segundo informa, realiza constantemente manutenções preventivas nas redes de todo o município.
A empresa pede o apoio da população para uso correto da rede de esgotos, e aponta um conjunto de medidas e condutas que podem contribuir para o correto funcionamento da estrutura.
Veja as orientações:
- Ter a caixa de gordura instalada e limpá-la com frequência;
- Antes de lavar a louça, limpar os restos de comida e jogar no lixo;
- Não jogar bitucas de cigarro, fio dental, absorventes, preservativos e pedaços de pano no vaso sanitário ou no ralo da pia;
- Limpar frequentemente os ralos dos banheiros e lavanderias;
- Usar ralos, grelhas e sifões nas pias e tanques;
- Recolher o resto de óleo de cozinha em recipientes descartáveis e entregue em locais de reciclagem (nunca descartar óleo de cozinha na pia);
- Não ligar as calhas de água de chuva às redes de esgotos.

Vazamento foi noticiado no domingo (3) e solucionado pela Sabesp na segunda-feira (4). Causa é o entupimento do emissário, pelo lançamento indevido de materiais sólidos na rede de esgoto (Foto: Siga Mais).

 
1 comentários, Clique aqui para comentar!

Comentários

Morador

Faz bastante tempo que este córrego está sujo. A mais de 1 mês atrás estive nele e o fedor era percebido de longe. Vamos ver agora se o problema será solucionado.

 

Publicidade

Microdata

Publicidade

Massa FM
Life FM