Cultura

Hoje tem teatro: Oliver Twist no palco do anfiteatro da biblioteca

Espetáculo tem entrada franca e traz clássico da literatura universal para o teatro.

Por: Da Redação atualizado: 18:46
Espetáculo da Cia UM traz clássico da literatura universal a Adamantina, com Oliver Twist. Para todas as idades (Foto: Divulgação). Espetáculo da Cia UM traz clássico da literatura universal a Adamantina, com Oliver Twist. Para todas as idades (Foto: Divulgação).

Adamantina recebe neste sábado (22) o espetáculo Oliver Twist, que será apresentado às 17h, no anfiteatro da biblioteca municipal. A atração chega a Adamantina pelo Circuito Cultural Paulista, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a prefeitura local.
O espetáculo tem entrada franca e traz para os palcos a adaptação de um dos maiores clássicos da literatura universal. Da obra de Charles Dickens, o espetáculo Oliver Twist tem produção assinada por Rodrigo Audi, da Cia UM de Teatro.
Oliver Twist relata as aventuras e desventuras de um menino órfão que vive à deriva, nas condições precárias oferecidas pela sociedade do século 19.  Em meio à delinquência, Oliver sai em busca de afeto e investiga os valores do Bem e do Mal.
A chance é preciosa de levar as crianças para tomar contato com um clássico da literatura universal. “Não é teatro eufórico, alegre, cheio de músicas e finais felizes. É uma obra potente em sua tristeza, crueza e aridez temática – encenada com muita poesia, capaz de emocionar adultos e crianças, despertando-os para um tema que continua urgente no mundo de hoje: “a necessidade de desenvolvermos o espírito de compaixão, de amizade, tolerância, do olhar para o outro”, como nos diz o diretor, na entrevista abaixo, exclusiva para o site Pecinha é a Vovozinha! “É um livro sobre a esperança nos homens – e essas obras clássicas são, desculpe se pareço exagerar, salva-vidas para nossa geração distraída pelas tecnologias, ladras de tempo, que nos mantêm na superfície das coisas”, completa ele.
Segundo Rodrigo Audi, o que motivou a Cia UM a levar essa obra para o palco foi exatamente o a crença, do grupo, na atualidade de seu conteúdo. “A disparidade social, na Inglaterra do século 19, fez com que um contingente vivesse à margem da sociedade, sobrevivendo como pudesse, quando muitos aderiram a uma vida de crimes, em que a única lei era a do ‘cada um por si’. Mas refutando a ideia de que o homem é fruto de seu meio, Dickens inseriu nesse contexto um menino órfão que, desde sempre, carregou uma pureza de espírito incorruptível que, muitas vezes, encarou duras provas como que para ser testado, explica
Ainda segundo Rodrigo, apesar da aparente fragilidade, o autor leva o público a experimentar o amor, “que é mais forte aquele que tem a coragem de amar, aquele que é movido por amor. E que essa força é mais poderosa do que tudo. Que nos protege, mesmo quando tudo ao redor parece ser sombrio demais”, continua. “Trouxemos essa história para o teatro para reforçarmos a necessidade de desenvolvermos o espírito de compaixão, de amizade, tolerância, do olhar para o outro, do fazer para o outro, para o fortalecimento de nossa fé, num momento tão difícil. É um livro sobre a esperança nos homens”, completa Rodrigo Audi.

Serviço

Cia. Um
Espetáculo: Oliver Twist
Direcao: Rodrigo Audi
Elenco: Angela Ribeiro, Leonardo Santiago, Hercules Morais e Rita Pisano
Local: Anfiteatro da Biblioteca de Adamantina
Data: 22/04/2017
Horário: 17h
Entrada franca. Circuito Cultural Paulista

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
P&G Telecomunicações
Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais