Geral

Coordenador Nacional de Expansão do CVV confirma apoio para instalar unidade em Adamantina

Comitê Pró-CVV Adamantina se mobiliza na cidade e região e tem apoio da coordenação nacional.

Por: Da Redação atualizado: 8 de julho de 2017 | 09h38
Mobilização Pró-CVV em Adamantina ganha apoio e caminha para sua estruturação (Imagem: Ilustração). Mobilização Pró-CVV em Adamantina ganha apoio e caminha para sua estruturação (Imagem: Ilustração).

A divulgação sobre a mobilização de bastidores realizada pela Rede promover Vida, em Adamantina, pela instalação de uma unidade do CVV (Centro de Valorização à Vida), repercutiu positivamente, sobretudo pelo ganho social que os serviços trarão à cidade e região.
Ao ter contato com a reportagem publicada pelo SIGA MAIS em maio passado (reveja aqui), o coordenador nacional de expansão do CVV, João Régis da Silva – que está neste voluntariado há mais de 30 anos – expressou apoio à iniciativa adamantinense. “Fui agraciado em ter oportunidade de conhecer pessoalmente um grupo de pessoas maravilhosas de Adamantina, e percebi a perseverança daquele grupo, no propósito de se implantar um posto CVV na comunidade”, escreveu. “Ao perceber a aproximação dessa realidade, me empolga e me instiga a incentivar referidas pessoas do bem, a levar este lindo projeto adiante. Podem sim contar com nosso amplo apoio. Comissão Nacional de Expansão, se preparando rumo a Adamantina”, afirmou.
A mobilização em Adamantina já foi iniciada com composição do Comitê Pró-CVV, que trabalha na reunião de forças e colaboradores para que o projeto se torne realidade e possa somar-se à comunidade local e regional.
Nesse ambiente de construção do projeto, que exige articulação, diálogo e parcerias, toda ajuda é bem-vinda. Dúvidas, sugestões e contribuições podem ser dirigidas ao e-mail comitecvv.adamantina@gmail.com. Por este canal de e-mail, voluntários de qualquer área já podem manifestar o interesse em ajudar.

Comitê Pró-CVV em Adamantina

O Comitê Pró-CVV em Adamantina se estabeleceu de forma concreta em março passado, com a primeira reunião oficial, porém, a fomentação do assunto já se dava há anos, com diferentes contatos ao CVV, em especial a Coordenação de Expansão. Desde a primeira reunião, forças foram se articulando em prol da causa. O contato com o Coordenador de Expansão do CVV, João Régis da Silva, se deu em uma reunião realizada em Lins.
A iniciativa recebeu maior apoio com o crescente número de casos de vítimas de suicídio em Adamantina e região nos últimos anos. Com isso, tornou-se crucial abraçar e trabalhar pela causa, conscientizando, e levando ajuda às vítimas.
O trabalho e importância de uma unidade do CVV em Adamantina será o de dar apoio às vítimas, oferecendo suporte emocional em forma de atendimento às pessoas que necessitam de alguém para com quem conversar.
Além do atendimento direto, o CVV também desenvolve ações e atividades junto à comunidade, o que estimula o entendimento da causa, auxiliando na quebra do tabu relacionado, ponto de partida para entender a situação e dar ajuda ao próximo que se encontra em dificuldade, principalmente em uma cidade pequena, como Adamantina, que necessita de maior atenção devido à proximidade das pessoas, e o quanto isso abala a comunidade.

Cresce o número de suicídios, principalmente entre os jovens

O Mapa da Violência 2017, com base em informações presentes no Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), apresentou um aumento de 10% no número de suicídios no Brasil desde 2002, indo de 5,1 a cada 100 mil habitantes, para 5,6 em 2017. Ao considerarmos a sociedade brasileira nas últimas décadas, temos um aumento ainda mais significativo, tendo o índice crescido mais de 60%, desde 1980.
Segundo o estudo, em 2014 foram registrados 2.898 casos de suicídios entre jovens de 15 a 29 anos, principais vítimas, ficando acima da média nacional. Ressalta-se também que, em números absolutos, segundo dados divulgados pela OMS, o Brasil se encontra como oitavo país com maior número de casos de suicídio, devido às suas dimensões continentais.

Rede Promover vida apoia a iniciativa

A Rede Promover Vida, um espaço de interlocuções e ações que visa a ampliação de conhecimentos, competências e atitudes para a promoção da saúde e prevenção ao suicídio, intervenções em situações de perda e tentativas, e outras violências, que se articula desde 2007 em Adamantina, coordenado pela professora Ana Vitória Salimon C. dos Santos, apoia a estruturação do posto CVV de Adamantina.

Publicidade

P&G Telecomunicações
Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais