Museu de Adamantina terá oficinas gratuitas na Semana Nacional de Museus
Oficinas estão com inscrições abertas, para programação especial na Semana Nacional de Museus.
A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, abriu as inscrições para as oficinas e atividades especiais da Semana Nacional de Museus 2026, que será realizada entre os dias 18 e 20 de maio no Museu e Arquivo Histórico Setsu Onishi.
A Semana Nacional de Museus é uma iniciativa promovida anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em todo o país, com o objetivo de valorizar os espaços culturais, incentivar a preservação da memória e aproximar a população da história e da identidade das comunidades.
Em Adamantina, a programação contará com três dias de atividades culturais gratuitas, incluindo oficinas, visitas guiadas, exibição de vídeos históricos, homenagens, encontros culturais e debates sobre a memória e a identidade do município e da região (programação completa abaixo).
As atividades com oficinas possuem vagas limitadas e garantem certificado de participação aos inscritos. Inscrições neste link.
A Administração Municipal reforça a importância da inscrição responsável, destacando que realizar a inscrição e não comparecer acaba retirando a oportunidade de participação de outras pessoas interessadas.
O Museu Setsu Onishi representa um importante espaço de preservação da história de Adamantina, reunindo documentos, fotografias, objetos e registros que ajudam a contar a trajetória do município ao longo das décadas.
Programação
18 de maio – Segunda-feira
- 09h às 17h — Mostra de Vídeos Históricos de Adamantina
- 10h e 14h — Visitas Guiadas ao Museu
- 15h — Oficina do Futebol de Adamantina com o ex-jogador Orlando Rodrigues Daniel “Kakinha”
- 20 vagas | Certificado de participação
19 de maio – Terça-feira
- 09h às 17h — Mostra de Vídeos Históricos de Adamantina
- 10h e 14h — Visitas Guiadas ao Museu
- 13h às 15h — Oficina de Bordado em Fotografias
- Vagas limitadas | Certificado
- 20h — Oficina “Reviver Adamantina: Uma história contada”
- 20 vagas | Certificado de participação
20 de maio – Quarta-feira
- 09h às 17h — Mostra de Vídeos Históricos de Adamantina
- 10h e 14h — Visitas Guiadas ao Museu
- 19h — Cerimônia Especial com entrega de Moção de Congratulações ao ex-jogador Kakinha e apresentação da Orquestra de Sopros do Projeto Guri
- 20h — Oficina “Do Arquivo Histórico ao Museu Setsu Onishi”
- 20 vagas | Certificado de participação
O espaço está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com entrada gratuita. Entidades públicas e privadas, bem como escolas municipais, estaduais e particulares, podem agendar visitas pelo telefone (18) 99146-9012.