Cidades

Adamantina tem novo projeto de infraestrutura urbana pré-selecionado pelo FID

Programa é o mesmo que destinou recursos para a ciclovia, em implantação.

Por: Da Redação atualizado: 16 de agosto de 2026 | 15h10
Projeto beneficia diretamente o Parque Universitario e Jardim Primaveira (Google Maps). Projeto beneficia diretamente o Parque Universitario e Jardim Primaveira (Google Maps).

Adamantina teve um projeto incluído entre as iniciativas pré-selecionadas no Edital de Chamamento Público nº 01 SJC/FID/2026, do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FID), vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo de São Paulo.

A relação divulgada pelo Estado reúne 341 projetos de 337 municípios, distribuídos por 15 Regiões Administrativas. As propostas abrangem áreas como mobilidade, meio ambiente, infraestrutura urbana, acessibilidade, cultura, esporte e inclusão social.

Entre os projetos está a proposta apresentada pela Prefeitura de Adamantina para o "Prolongamento da drenagem e pavimentação ligando Parque Universitário e Primavera".

O projeto aparece na relação como pré-selecionado com ressalvas sanáveis. Ao todo, o edital classificou 142 projetos como pré-selecionados e outros 199 nessa segunda categoria.

A classificação com ressalvas significa que a proposta avançou na análise, mas ainda depende da apresentação de documentos, informações ou adequações para cumprir integralmente as exigências estabelecidas no edital. Os municípios deverão observar os prazos e procedimentos previstos para dar continuidade à tramitação.

Obra pode melhorar ligação entre bairros

A proposta apresentada por Adamantina prevê intervenções de drenagem e pavimentação para prolongar a infraestrutura viária entre as regiões do Parque Universitário e do Jardim Primavera.

A implantação da estrutura poderá melhorar a conexão entre os bairros, além de contribuir para as condições de circulação e para o sistema de drenagem urbana no trecho contemplado pelo projeto.

Ainda não há, nesta etapa, confirmação sobre o valor que poderá ser destinado ao município. A definição depende do cumprimento das próximas fases do edital e da aprovação definitiva do projeto.

Publicidade

Parfum Perfumes Importados
Unimed Adamantina

Publicidade

Dr. Paulo Tadeu Drefahl | Cirurgião Plástico
Rede Sete Supermercado

FID já financia ciclovias entre Adamantina e Lucélia

O Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos já está presente na região por meio de outro projeto de infraestrutura.

Recursos do FID foram destinados à implantação de ciclovias em Adamantina e Lucélia, formando uma nova estrutura de mobilidade entre os dois municípios. Os convênios foram celebrados individualmente com cada prefeitura.

As obras estão em diferentes estágios de execução. Em Adamantina, o empreendimento avançou com a preparação da base para implantação da ciclovia. Em Lucélia, a execução está mais adiantada, com trechos da ciclovia já implantados e o sistema de iluminação em funcionamento, enquanto os serviços continuam.

Projetos abrangem diferentes áreas

A nova rodada do FID reúne propostas de diferentes regiões do Estado e evidencia a diversidade de demandas apresentadas pelos municípios.

Na área de mobilidade e acessibilidade, estão projetos de implantação de ciclovias, pistas de caminhada, rotas acessíveis, pavimentação e melhorias na infraestrutura viária.

No setor ambiental, as propostas incluem recuperação de áreas degradadas, implantação de parques, sistemas de drenagem, educação ambiental, coleta seletiva e ações relacionadas à gestão de resíduos sólidos.

Também há projetos voltados à cultura e à preservação do patrimônio histórico, incluindo restauração de estações ferroviárias, museus, centros culturais e prédios históricos.

Outras iniciativas contemplam esporte, lazer, inclusão social, saúde, atendimento especializado e requalificação de espaços públicos.

Entre os projetos listados estão a requalificação do Complexo Esportivo e Cultural em Agenor de Campos, em Mongaguá; implantação de ciclovia e pista de caminhada em Ibirá; revitalização do Centro Histórico de Jaú; construção de praça de múltiplo uso sensorial em Anhumas; e implantação de infraestrutura urbana para mobilidade e lazer em Avanhandava. 

Publicidade

Hiper Cliente Feliz Cocipa

Publicidade

JVR Segurança
Supermercado Godoy

Próximas etapas

Os projetos classificados como pré-selecionados e pré-selecionados com ressalvas sanáveis seguem agora para as etapas seguintes estabelecidas pelo edital.

No caso das propostas que apresentam ressalvas, os municípios deverão providenciar as adequações e apresentar a documentação complementar exigida para que os projetos continuem em análise.

A pré-seleção não representa, portanto, a confirmação definitiva da liberação dos recursos. A proposta de Adamantina ainda precisa cumprir as exigências previstas no edital para avançar no processo.

Fundo financia projetos de interesse coletivo

O Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos é um mecanismo do Governo de São Paulo destinado ao financiamento de projetos de interesse coletivo relacionados à proteção e valorização de direitos e bens difusos.

Os recursos podem ser aplicados em iniciativas envolvendo meio ambiente, patrimônio histórico e cultural, defesa do consumidor, cidadania, acessibilidade e outras áreas de interesse da coletividade.

Nesta edição do chamamento público, foram relacionados 341 projetos, apresentados por 337 municípios de 15 Regiões Administrativas do Estado.

Para Adamantina, a inclusão do projeto de prolongamento da drenagem e pavimentação entre o Parque Universitário e o Primavera abre uma nova possibilidade de captação de recursos estaduais para infraestrutura urbana, condicionada ao cumprimento das próximas etapas previstas no edital.

Publicidade

Cóz Jeans
Anderson Veículos Adamantina

Publicidade

ADT Drone