Cidades

Vicinal Moysés Justino da Silva é cenário de acidentes e mortes

De 2014 a 2016 foram 34 acidentes com 51 vítimas. Desde 2013, foram 3 mortes.

Por: Da Redação atualizado: 25 de julho de 2017 | 08h06
Vicinal Moysés Justino da Silva: trecho urbano tem velocidade fixada em 30 km/h (Foto: Siga Mais). Vicinal Moysés Justino da Silva: trecho urbano tem velocidade fixada em 30 km/h (Foto: Siga Mais).

A rodovia vicinal que liga Adamantina a Lucélia tem, no território de Adamantina, o nome de Moysés Justino da Silva. O trecho entre o Lar dos Velhos e Jardim Bela Vista tem o nome de Avenida Moysés Justino da Silva, e nessa extensão o ponto mais crítico é entre a rotatória Adamantina/Lucélia/Mariápolis e o pontilhão sobre a via férrea, o que pode ser constatado pelo saldo de tragédias, que não param de acontecer.
A mais recente delas foi o acidente entre um veículo camionete e uma moto, na altura do bairro Estância Dorigo, dia 8 deste mês. O motociclista chegou a ser socorrido, com ferimentos graves, e morreu instantes depois, após dar entrada no pronto-socorro da Santa Casa local (reveja aqui)
Esta foi a terceira morte, desde 2013, no trecho. Outras duas pessoas foram vítimas de acidentes que perderam suas vidas na vicinal, seja por imprudência, excesso de velocidade, eventuais falhas na sinalização, falta de restrições a acessos provisórios, ou outros fatores.
Além desses fatores, questões como a falta de calçadas também expõem pedestres aos riscos, já que muitas pessoas se deslocam a pé pelo trecho. Sem calçadas, muitas se utilizam do pavimento da pista. Outro fator de risco é o fluxo de ciclistas, que também se utilizam do próprio pavimento para deslocamentos.

Limites de velocidade

No trecho adamantinense da Moysés Justino da Silva são identificados três níveis de velocidade.
A primeira identificação de limite de velocidade está na altura do Lar dos Velhos, onde há uma placa que informa a velocidade máxima permitida de 40 km/h. Além dessa indicação, há redutores de velocidade nos dos sentidos da pista, na faixa que segue até a rotatória Adamantina/Lucélia/Mariápolis.
Um segundo trecho tem velocidade ainda mais reduzida, sendo identificadas placas de 30 km/h, sobretudo na extensão entre a rotatória Adamantina/Lucélia/Mariápolis e o pontilhão sobre a via férrea.
A terceira faixa de limite de velocidade está entre o pontilhão sobre a via férrea e a divisa com Lucélia, trecho de vicinal, com velocidade máxima fixada de 80 km/h.

2014 a 2016: foram 34 acidentes e 51 vítimas

Um levantamento realizado pelo Corpo de Bombeiros de Adamantina, extraído a partir dos chamados de atendimentos realizados pela equipe de resgate e salvamento, aponta que no período de 2014 a 2016 foram registrados 34 acidentes de trânsito com 51 vítimas, na Moysés Justino da Silva, trecho de Adamantina.
Em 2014 foram 11 acidentes com 16 vítimas. Em 2015, 10 acidentes com saldo de 14 vítimas. Em 2016, os números mostraram crescimento: foram 13 acidentes de trânsito com 21 vítimas.

Autoridades sugerem radar

As questões envolvendo os acidentes e a segurança de motoristas e pedestres que se utilizam da Moysés Justino da Silva foram debatidas em recente reunião do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) realizada no Jardim Bela Vista, em 6 de julho passado, dois dias antes do último acidente que matou o motociclista.
Duas medidas foram sugeridas pelas autoridades, e discutidas na reunião do CONSEG. Uma delas é a instalação de radares fixos, um próximo à rotatória e um segundo na altura do Jardim Bela Vista, proximidades do pontilhão, para fiscalização permanente e autuação dos infratores.
A segunda medida sugerida envolve os acessos da Moysés Justino da Silva à Estância Dorigo. Há reclamações de que os canteiros centrais dificultam a visibilidade, e isso seria um fator desencadeador de acidentes. Há um acesso ao bairro provido de rotatória, porém há pelo menos outros três acessos precários, que ampliam os riscos. Uma das alternativas seria a implantação de barreiras e canalizar a entrada e saída apenas pela rotatória.

Quatro bairros populosos e novos loteamentos

A região atendida pela Moysés Justino da Silva, em Adamantina, conta com quatro bairros populosos – Jardim Bela Vista, Jardim dos Poetas, Estância Dorigo e Jardim Bandeirantes – e outros dois loteamentos residenciais estão em fase de implantação. Toda essa população – atual e futura – contribui para o alto fluxo de veículos, o que ganha o acréscimo de ser uma ligação alternativa entre as cidades de Adamantina, Lucélia e Mariápolis.

Publicidade

Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais