Saúde

Simpósio Multidisciplinar de Urgência e Emergência reúne cursos de Saúde da UniFAI

Evento teve como público-alvo os alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem e Fisioterapia.

Por: Daniel Torres | UniFAI
Simpósio Multidisciplinar de Urgência e Emergência foi realizado no campus 2 da UniFAI, integrando estudantes e profissionais (Foto: UniFAI). Simpósio Multidisciplinar de Urgência e Emergência foi realizado no campus 2 da UniFAI, integrando estudantes e profissionais (Foto: UniFAI).

Teve início nesta sexta-feira, 22, e continuou no sábado, 24, o IV Simpósio Multidisciplinar de Urgência e Emergência, numa realização do Colégio Brasileiro de Enfermagem em Emergência (Cobeem) e do Diretório Central de Estudantes (DCE) do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI).
O evento foi realizado no Câmpus II da Instituição e contou com a participação de profissionais e acadêmicos de Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e outros cursos ligados à área de saúde.
O IV Simpósio Multidisciplinar de Urgência e Emergência do Cobeem teve por finalidade trazer ao público de Adamantina, do estado de São Paulo e estados vizinhos, uma abordagem técnica e científica, principalmente na atenção ao julgamento clínico e decisão clínica, em vários aspectos do atendimento ao paciente em situação de urgência e emergência, esteja ele no ambiente pré ou intra-hospitalares.
As oficinas trouxeram atualidades da prática assistencial e conhecimentos básicos para atuação nas urgências e emergências, todas com metodologia ativa, para que o aluno possa desenvolver suas habilidades na avaliação e tratamento dos pacientes. “A multidisciplinaridade facilita que o prognóstico do paciente seja o melhor”, disse Sérgio Dias Martuchi, presidente do Cobeem.
Na manhã de sexta-feira, das 8h às 12 horas, foram realizadas seis oficinas simultâneas que abordaram os assuntos de “Trauma Pediátrico”, “Emergências Obstétricas”, “Trauma no Adulto”, “Emergências Respiratórias”, “Emergências Cardiovasculares” e “Sepse”. À tarde foi realizado um julgamento clínico com foco nos conceitos de Segurança do Paciente, com abordagem multidisciplinar, onde a plateia emitiu seu parecer ao final da "audiência" simulada.
No sábado aconteceram as conferências, palestras e mesas redondas, no Auditório Miguel Reale, das 8h às 18 horas (com intervalo para almoço entre as 12h30 e as 14h).
Para o encerramento do IV Simpósio houve a entrega de premiações aos melhores trabalhos científicos sobre os assuntos abordados.
A solenidade de abertura, na manhã deste sábado, contou com a presença do prefeito de Adamantina Márcio Cardim (DEM), do secretário municipal interino de Saúde Gustavo Taniguchi Rufino, do representante da Reitoria da UniFAI Prof. Me. Matheus Parra, do presidente do Cobeem Sérgio Martuchi, do representante do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 3ª Região (Crefito-3) Dr. Eduardo Filoni, da responsável técnica da Santa Casa de Adamantina Caroline Esterquile e do presidente do DCE da UniFAI Leonardo Ayres Neiva.

Fotos

Publicidade

P&G Telecomunicações
Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais