Saúde

Saúde decide manter 11 equipes de Saúde da Família em Adamantina

Adamantina poderia saltar para 14 equipes de ESF, mas decidiu manter as atuais 11 em funcionamento.

Por: Da Redação | Com informações do Jornal Diário do Oeste atualizado: 12 de julho de 2018 | 13h52
Recém-inaugurada Unidade Básica de Saúde do Mário Covas, onde estão sediadas duas equipes de Estratégia de Saúde da Família (Foto: Siga Mais). Recém-inaugurada Unidade Básica de Saúde do Mário Covas, onde estão sediadas duas equipes de Estratégia de Saúde da Família (Foto: Siga Mais).

Por meio da Portaria Nº 1.717, de 12 de junho de 2018, o Ministério da Saúde atualizou o número de Equipes de Saúde da Família (ESF) em todo o Brasil, sobretudo em atenção ao Anexo XXII da Portaria de Consolidação nº 2/GM/MS, de 28 de setembro de 2017, que dispõe sobre a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para organização da atenção básica.
Com a Portaria, os municípios brasileiros se manifestaram, atualizando suas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF). Adamantina tinha condições de atuar com 14 ESF, mas decidiu manter as atuais 11 equipes, em atividade, sem ampliar o quadro, por considerar suficientes para o atendimento à comunidade.
Em declaração ao Jornal Diário do Oeste, o secretário municipal de saúde Gustavo Taniguchi Rufino justificou a decisão por não ampliar para 14 equipes, mantendo as atuais 11 equipes de ESF. “Após análises, decidimos por não implantar outras três ESF em razão do impacto financeiro que iria gerar, onde a Prefeitura de Adamantina teria que contratar entre 25 e 30 agentes comunitários, sobrecarregando a folha de pagamento”, explicou.
Ao Diário do Oeste, o secretário ressaltou que Adamantina não deixou de cumprir o prazo estabelecido e optou por não instalar as três novas unidades. “Essa decisão visa contribuir com as finanças da Prefeitura e ao mesmo tempo, não vai prejudicar a área da saúde do nosso município onde serão mantidos as 11 ESF em pleno funcionamento e à disposição da população”, garantiu.

Veja aqui as cidades onde houve atualização das equipes de ESF, descritas na Portaria 1.717, de 12 de junho de 2018.

Publicidade

P&G Telecomunicações
Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais