Saúde

Saúde de Adamantina entra na fase final de implantação do prontuário eletrônico para pacientes

Medida põe fim aos prontuários de papel e unifica informações sobre pacientes na rede pública.

Por: Da Redação atualizado: 19 de outubro de 2016 | 09h21
Plataforma digital permite o acompanhamento do histórico médico do paciente em todas as Unidades Básicas de Saúde (Imagem: ilustração). Plataforma digital permite o acompanhamento do histórico médico do paciente em todas as Unidades Básicas de Saúde (Imagem: ilustração).

Segundo determinação do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Adamantina está na fase final de implantação dos prontuários eletrônicos, em 100% das unidades básicas de saúde que prestam atendimentos à população.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, todas as equipes das Estratégias de Saúde da Família (médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem) já utilizam o prontuário eletrônico desde 2014, sendo que o atual estágio de implantação do prontuário eletrônico atinge o Centro de Saúde, e envolve a equipe médica. No Centro de Saúde, os enfermeiros já utilizam o sistema eletrônico há um tempo.
Para a adoção do prontuários eletrônicos, todos os consultórios médicos e de enfermagem, da estrutura de saúde pública local, possuem computador e sistema já ativos. Agora, ocorre a instalação de computadores nos consultórios odontológicos, que será concluída até o final deste mês para que, deste modo, todos os profissionais façam uso do prontuário eletrônico.
Com a medida, os antigos prontuários de papel já estão sendo arquivados. A medida permite facilitar o controle da rotina dos pacientes, quando acessarem os serviços das unidades básicas de saúde, evita prontuários de papel que eventualmente estejam em duplicidade e unifica, no sistema, as informações individuais sobre cada um dos pacientes e permite, ainda, mensurar dados de acesso aos serviços, principais demandas e outros dados, que podem auxiliar no desenvolvimento das políticas públicas de saúde, dentro da realidade local.
O município de Adamantina possui atualmente 10 Estratégias de Saúde da Família (ESF),1 Centro de Saúde e 1 CAP (Centro de Atenção Psicossocial).

Ganhos para a gestão

A plataforma digital permite o acompanhamento do histórico médico do paciente em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), oferecendo ganho na qualidade e na gestão da atenção básica para o gestor, para os profissionais de saúde e para o cidadão.
Segundo o Ministério da Saúde, 76% das unidades básicas de saúde no Brasil ainda registram o histórico do paciente em papel. O objetivo da adoção do prontuário eletrônico é integrar o controle das ações, promover a correta aplicação dos recursos públicos, obter dados para o planejamento do setor e, principalmente, propiciar a ampliação do acesso e da qualidade da assistência prestada à população, tornando o atendimento mais eficiente. A medida ajudará também a reduzir custos, evitando, por exemplo, a duplicidade de exames ou retiradas de medicamentos.

Publicidade

P&G Telecomunicações
Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais