Saúde

Santa Casa volta a realizar cirurgias eletivas pelo SUS

Foram retomadas cirurgias gerais e de otorrino. Fila de espera é gerida pela Secretaria M. de Saúde.

Por: Da Redação atualizado: 26 de julho de 2018 | 10h15
Foram retomadas cirurgias gerais, como herniorrafias e colecistectomia (vesícula biliar), e cirurgias de otorrino, como amigdalectomias (Imagem: Pixabay). Foram retomadas cirurgias gerais, como herniorrafias e colecistectomia (vesícula biliar), e cirurgias de otorrino, como amigdalectomias (Imagem: Pixabay).

Na última semana, a Santa Casa de Adamantina retomou a realização de cirurgias eletivas – aquelas que não requerem urgência e que podem ser agendadas sem causar danos ou riscos aos pacientes.
Segundo o administrador do hospital, frei Mateus Alves, da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, a retomada das cirurgias eletivas é reflexo do intenso trabalho para melhorar e ampliar os serviços em saúde hospitalar prestados à região e reduzir a fila de espera.
Ele explica que foram retomadas cirurgias gerais, como herniorrafias e colecistectomia (vesícula biliar), e cirurgias de otorrino, como amigdalectomias.
De acordo com o Frei Mateus, a gestão da fila de espera continua sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde de Adamantina, onde os pacientes são triados pelos profissionais da rede pública e encaminhados à Santa Casa, para cirurgia. A expectativa inicial é realizar, pelo menos, 20 cirurgias eletivas/mês, custeadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Na gestão da Santa Casa de Adamantina desde janeiro deste ano, os religiosos da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus atuaram neste primeiro semestre, prioritariamente, no reconhecimento interno, reorganização das rotinas e serviços, e agora se lançam na reabertura de atendimentos à população – como as cirurgias eletivas – e busca pelo credenciamento de novos serviços. “Vale ressaltar que a atual gestão tem o desejo de ofertar a população as melhores condições de saúde, e esse foi só um dos primeiros passos que desejamos dar. Destacamos ainda a importância do nosso corpo clínico de cirurgiões e da equipe do centro cirúrgico, que abraçaram a ideia e não mediram esforços para tornar esse projeto uma realidade”, disse Frei Mateus.

Retomada das cirurgias eletivas repercute positivamente

A retoma das cirurgias eletivas pela Santa Casa de Adamantina foi destaque no Fronteira Notícias, no último sábado (21), pela TV Fronteira. Na reportagem, a auxiliar de limpeza Shirley Squizatto disse que estava na fila de espera há quatro anos e foi chamada para cirurgia. “Fiquei muito feliz. A notícia me surpreendeu”, disse.
O motorista Teobaldo da Silva também repercutiu positivamente a retomada das cirurgias eletivas. “O que estava sendo fora, voltando para cá, vai melhorar bastante”, disse. Opinião semelhante foi manifestada pela cuidadora de idosos Tamires dos Santos. “Achei bem melhor, por não precisar se locomover para outra cidade”, completou.

Publicidade

Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina
P&G Telecomunicações

Publicidade

Insta do Siga Mais