Saúde

Profissionais qualificados no Japão trazem Acupuntura e Shiatsu a Adamantina

Sensei Hiromi Matsuda e Nelson Matsuda trazem terapias orientais a Adamantina.

Por: Da Redação atualizado: 28 de dezembro de 2017 | 15h47
O terapeuta Nelson Matsuda e a acupunturista e massoterapeuta sensei Hiromi Matsuda, realizam atendimentos em Adamantina (Foto: Maikon Moraes). O terapeuta Nelson Matsuda e a acupunturista e massoterapeuta sensei Hiromi Matsuda, realizam atendimentos em Adamantina (Foto: Maikon Moraes).

A busca pela saúde e qualidade de vida, com o emprego de terapias alternativas, ganha um novo espaço em Adamantina. Pelas mãos da acupunturista e massoterapeuta sensei Hiromi Matsuda e do terapeuta Nelson Matsuda, o público tem acesso à Acupuntura e ao Shiatsu, técnicas reconhecidas mundialmente e com uma ampla indicação a diversas anomalias do corpo e da mente. 
Os dois profissionais são habilitados e qualificados no Brasil e Japão, e agora compartilham suas técnicas com o público local, em um espaço de atendimento localizado na Rua Itirapina, 350, Vila Cicma, em Adamantina. O local funciona de segunda a sexta-feira, mediante agendamento. O contato para atendimento é (18) 99774-1346.

Os profissionais

A acupunturista e massoterapeuta sensei Hiromi Matsuda é nascida no Japão e está no Brasil há cerca de seis anos, dos quais atua há cinco anos com atendimento em domicílio. Mas já acumula mais de 15 anos de atuação na área.
Sua bagagem profissional foi adquirida em uma das mais reconhecidas instituições daquele país no ensino das terapias tradicionais orientais: a Kuretake Gakuem, em Tóquio. A escola é referência no país, reconhecida pelo governo japonês dada sua excelência e qualificação ampla. Por essa instituição, se formaram profissionais e donos de importantes centros terapêuticos do Japão, com atuação de destaque.
A técnica usada pela sensei Hiromi é a Kuretake Shiatsu. Essa formação deu a ela a bagagem que a qualifica para o emprego de terapias alternativas aplicadas à saúde e qualidade de vida, como a Massagem Linfática, Moxa, Acupuntura e massagem para melhor idade.
Junto com a esposa Hiromi, o terapeuta Nelson Matsuda também atua no atendimento ao público de Adamantina e região. Inicialmente, atuava como intérprete entre a mulher e o público atendido, e vice-versa.
Na atuação conjunta e na observação atenta, se viu motivado a também atuar com terapias orientais. Nelson Matsuda é formado pela Keiko´s Prevenção e Saúde, sediada em São Paulo (SP) e realizou curso de reflexologia no Japão. Nelson reúne habilitação e qualificação para as técnicas de Shiatsu, Trigger Points, Ventosa, Moxa e Linfática. 

Indicações

As técnicas da medicina tradicional oriental se aplicam a diversas necessidades do ser humano. Eles destacam que os resultados são positivos tanto para o campo da saúde – no tratamento de doenças e enfermidades como problemas ciáticos, posturais, ansiedades, dores nas costas e articulações, dores de cabeça, entre outras – bem como para a promoção do bem-estar e qualidade de vida.
O tratamento se dá em sessões, dentro de um programa gradativo e personalizado, dentro de cada necessidade, e os reflexos esperados a cada novo atendimento, dentro de um ambiente de entrega, paciência e confiança.
Geralmente as pessoas convivem com a dor e os problemas do organismo, e procuram os recursos terapêuticos em busca de uma solução instantânea. Porém, nas técnicas tradicionais da terapia oriental, a abordagem é diferente da expectativa imediatista e do resultado instantâneo.
Assim, pelas mãos dos profissionais qualificados, aos resultados acontecem passo a passo, na construção de uma dinâmica terapêutica que fortalece os sistemas circulatório e imunológico, acumulando benefícios ao organismo.  As técnicas também se aplicam no campo da prevenção e criam em uma barreira contra doenças. “São liberados os hormônios do bem, tornando o organismo mais resistente”, destaca Nelson.
As técnicas são indicadas para todas as idades. No caso da Acupuntura em crianças, especificamente, há uma abordagem não invasiva, que atua apenas nos estímulos. Assim, todas as faixas etárias podem vivenciar os benefícios dessas terapias. Já no caso de haver acompanhamento por outros profissionais – como médicos –, as técnicas terapêuticas orientais podem ser associadas e integradas ao tratamento da medicina. “Havendo recomendação médica e apresentação dos exames, a abordagem fica mais objetiva e concentrada na necessidade do paciente”, completa Nelson.

As técnicas

Devidamente qualificados, a acupunturista e massoterapeuta sensei Hiromi Matsuda e o terapeuta Nelson Matsuda detalham um pouco mais sobre cada uma das técnicas que aplicam no atendimento junto ao seu público de Adamantina e região.

Acupuntura
A Acupuntura é uma terapia milenar que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para tratar doenças e para promover saúde. Estas agulhas, quando aplicadas sobre algumas regiões específicas são capazes de tratar diversas doenças físicas ou emocionais como sinusite, asma, enxaqueca ou artrite por exemplo, além de melhorar o sistema imunitário. A inserção das agulhas de Acupuntura estimula as terminações nervosas existentes na pele e nos outros tecidos, enviando desta forma mensagens até ao cérebro, o que desencadeia diferentes efeitos no corpo, como ação analgésica ou anti-inflamatória, por exemplo.

Shiatsu 
Shiatsu é uma palavra japonesa onde “Shi” significa dedos e “atsu” pressão, ou seja, o Shiatsu significa pressão com os dedos. Na Medicina Oriental, acredita-se que uma doença é causada quando há um desequilíbrio nos canais de energia da pessoa, seja por estresse, má alimentação, sedentarismo, entre outros fatores. Com o Shiatsu, é possível estimular estes pontos de energia fazendo com que o próprio corpo ative sua circulação, promovendo o bem-estar.

Trigger Points
Trigger Points (Pontos de Gatilhos) são pontos sensíveis que podem causar dores no corpo inteiro, sendo muitas vezes longe do ponto de origem. Podem causar: enxaquecas, torcicolo, tendinite, lombalgias, dores nos braços e nas pernas e dores no nervo ciático. Muitas pessoas têm pontos de gatilho latentos que não causam problemas, mas podem facilmente ser acionados.

Ventosas
A Ventosaterapia é um método terapêutico onde uma ventosa é colocada por sucção sobre a superfície da pele. Este método tem como funções principais esquentar e promover a livre circulação da energia do corpo, diminuir a tensão muscular e aliviar a dor.

Moxa
A Moxabustão é uma técnica não invasiva que utiliza o calor gerado pela queima da erva Artemísia no tratamento de dores musculares, induzindo ao relaxamento, diminuição da rigidez muscular e provocando um aumento local da circulação sanguínea. A terapia com a Moxa também causa efeitos positivos no sistema imunológico.

Linfática
A Massagem Linfática é uma técnica de massagem que trabalha o sistema linfático, estimulando-o a trabalhar de forma rápida, movimentando a linfa até os gânglios linfáticos. Essa técnica também estimula a regeneração dos tecidos, melhora o sistema imunitário, é relaxante e tranquilizante, combate a celulite e a gordura localizada e ainda melhora a ação anti-inflamatória do organismo.
 

Publicidade

Cóz Jeans
P&G Telecomunicações
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais