Saúde

Administração Cardim coloca Posto de Saúde da Cecap em funcionamento

Obras deveriam ter sido finalizadas em fevereiro de 2015, e foram entregues com 27 meses de atraso.

Por: Da Redação atualizado: 1 de junho de 2017 | 07h40
Bairro Cecap passa contar com nova estrutura do ESF, já em funcionamento (Foto: Siga Mais). Bairro Cecap passa contar com nova estrutura do ESF, já em funcionamento (Foto: Siga Mais).

Na audiência pública da saúde realizada nesta segunda-feira (29) na Câmara Municipal, a secretária municipal de saúde Rose Piva anunciou que a unidade básica de saúde (ESF) da Cecap iniciou ontem o atendimento junto à comunidade.
O local ainda não foi oficialmente inaugurado, mas o espaço começou a funcionar nesta segunda-feira, já prestando atendimentos, depois da reforma na antiga creche municipal existente no bairro, que foi transferida para o Jardim Paulista.
A reforma para a construção da unidade básica de saúde tem o valor informado na placa da obra em R$ 292.741,66, com início em 1º de setembro de 2014 e término previsto para 1º de fevereiro de 2015, o que não ocorreu. Passados mais de dois anos do prazo para entrega da obra, o atraso é de 27 meses, e as pendências foram rapidamente finalizadas pela administração do prefeito Márcio Cardim.
Com o final das obras e início dos atendimento, a equipe da ESF da Cecap, que estava instalada no Centro de Saúde, passa a ocupar sua sede de trabalho. Com isso, a equipe do ESF da Vila Cicma, que estava em um imóvel alugado, passa a ocupar o espaço até então utilizado pela equipe da Cecap, no Centro de Saúde, sendo mantidos os mesmos serviços, sem prejuízos à comunidade, e com aval do Conselho Municipal de Saúde.

Local abriga Controle de Vetores e NASF

Além da ESF, as novas instalações na CECAP abrigam o Controle de Vetores e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Unidade básica de saúde no Mário Covas

Quanto à unidade de saúde do bairro Mário Covas, a secretária municipal de saúde disse que as obras estão no estágio final e assim que finalizadas o espaço entra em funcionamento.
A estrutura é definida como “Unidade Básica de Saúde Porte II”, no valor de R$ 659.690,03. A placa da obra informa seu início em 1º de setembro de 2014 e término previsto para 1º de fevereiro de 2015, estando já com atraso superior a 27 meses.

Redefinição do território

Somente após o início de funcionamento da ESF do Mário Covas será possível reorganizar o território onde atuam as equipes, junto às comunidades. Ocorre que moradores de bairros como Vila Joaquina e Jardim Ipiranga precisam se dirigir à ESF do Jardim Adamantina, quando na verdade poderiam ser atendidos em uma unidade de saúde mais próxima, o que será possível com o início de operação da estrutura no Mário Covas.

Publicidade

Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina
P&G Telecomunicações

Publicidade

Insta do Siga Mais