Saúde

A cada 40 segundos, há um suicídio no mundo

No Setembro Amarelo, a campanha é para prevenir e conscientizar.

Por: Da Redação | Com informações da Agência Brasil atualizado: 11 de setembro de 2018 | 08h14
Provocar o fim da própria vida está entre as principais causas das mortes entre jovens, de 15 a 29 anos, e também de crianças e adolescentes (Ilustração). Provocar o fim da própria vida está entre as principais causas das mortes entre jovens, de 15 a 29 anos, e também de crianças e adolescentes (Ilustração).

No Brasil, há um suicídio a cada 45 minutos.  Os dados mundiais revelados pela Agência Brasil indicam que ocorre uma tentativa a cada três segundos e um suicídio a cada 40 segundos. No total, chega-se a 1 milhão de suicídios no mundo. Provocar o fim da própria vida está entre as principais causas das mortes entre jovens, de 15 a 29 anos, e também de crianças e adolescentes.
No esforço para mudar esses números, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu que a data de 10 de Setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.  Há quatro anos a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), promove a campanha nacional Setembro Amarelo.
À Agência Brasil, o presidente eleito da Associação Psiquiátrica da América Latina (Apal) e superintendente técnico da ABP, Antônio Geraldo da Silva, destacou a importância da campanha para prevenção e conscientização. “Esses números são altíssimos, mas nós sabemos que são falhos. Mesmo assim, são assustadores.”

Crianças e jovens

Pelos dados da OMS – segundo informa a Agência Brasil -, o suicídio é a terceira causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. É também a sétima causa de morte de crianças entre 10 e 14 anos de idade. O caminho, segundo Silva, é adotar medidas preventivas de ajuda e auxílio.
“É uma maneira de a gente salvar vidas porque 90% dos suicídios poderiam ser evitados se as pessoas tivessem acesso a tratamento e pudessem tratar a doença que leva ao suicídio”, afirmou o presidente da Apal.
Segundo o psiquiatra, em geral, a maior parte das pessoas que tenta colocar fim à vida sofre de algum tipo de transtorno mental.  “Os estudos mostram que 100% de quem se suicida têm uma doença mental. Os trabalhos mostram isso. Nem 100% de quem pensa em suicídio têm doença mental, mas 100% de quem suicida têm transtorno mental”, afirmou à Agência Brasil.

Drogas e álcool

O psiquiatra Jorge Jaber, membro fundador e associado da International Society of Addiction Medicine, especialista no tratamento de dependentes químicos, ressaltou à Agência Brasil que o uso de álcool e drogas é o segundo fator depois das doenças psiquiátricas, como ansiedade e depressão, que leva ao aumento de suicídios.
Segundo ele, o suicídio é a causa de morte mais facilmente evitável entre todas as doenças. “Enquanto doenças infecciosas, cardiovasculares e tumores precisam de grande aporte médico e cirúrgico de alto custo, o impedimento médico do suicídio pode ser atingido com remédios bem mais baratos e somente conversando com o paciente.”
Para Jaber – diz a Agência Brasil -, o fundamental é dar atenção e escutar aquele que pensa em cometer o suicídio. “O fato de alguém que tenta suicídio ser escutado por cerca de 20 minutos pode impedir que ele tenha o impulso de cometer o ato. Ouvir o suicida salva a vida dele”.
Na clínica onde atende dependentes químicos, Jaber informou que pelo menos 20% dos pacientes internados tentaram suicídio. “Quanto mais as pessoas falarem sobre o suicídio, menos suicídios ocorrerão” disse.

Setembro Amarelo em Adamantina

Adamantina vivencia desde 1ª de janeiro uma ampla programação dentro do mês “Setembro Amarelo”. A iniciativa é da clínica PAI Nosso Lar, que atende pacientes com doenças mentais e dependentes de álcool e drogas, para tratamento clínico. O serviço é custeado pelo SUS e contribuições da comunidade.
A programação do PAI Nosso Lar foi iniciada dia 1º de setembro e segue até o final do mês.
Veja o que ainda está programado para ocorrer:

- 10 de setembro – Gincana da Esperança. Local: PAI Nosso Lar.
- 12 de setembro – Feira de Talentos. Local: Campus II UNIFAI. Horário será divulgado oportunamente.
- 11 a 14 de setembro – Apresentação dos trabalhos 1º Concurso de Criação de História Infanto-Juvenil – 2018 dos alunos do 6º ao 9º das escolas da cidade Adamantina no Sarau da Esperança para votação da comissão julgadora e apreciação do público. Local: Anfiteatro da Biblioteca Municipal de Adamantina.
- 17 de setembro – Palestra para pais e professores: “Suicídio na infância e adolescência”. Palestrante: Drª Michelle Medeiros Lima Salione. Local: Anfiteatro da Biblioteca Municipal de Adamantina. Horário: 19h30.
- 19 de setembro – Apresentação dos projetos de pesquisa 1ª Feira da Esperança – 2018 dos alunos do Ensino Médio das escolas da cidade Adamantina na Feira da Esperança para votação da comissão julgadora e apreciação do público. Local: Praça Elio Micheloni. Horário será divulgado oportunamente.
- 21 e 22 de setembro – Presença da Unidade Móvel de Nanotecnologia da Fiesp/Sesi (Carreta da Esperança), no PAI Nosso Lar (veja mais).
- 25 de setembro – Premiação do 2º Concurso de Desenho/Frase Infantil – 2018. Local: PAI Nosso Lar.
- 26 de setembro – Premiação do 1º Concurso de Criação de História Infanto-Juvenil – 2018. Local: PAI Nosso Lar.
- 27 de setembro – Premiação da 1ª Feira da Esperança – 2018. Local: PAI Nosso Lar.
- 29 de setembro – Chá da Esperança. Local e horário serão divulgados oportunamente.
- 30 de setembro – I Festival de Música de Adamantina (veja mais).

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
P&G Telecomunicações
Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais