Polícia

Policiais Civis de Adamantina atuam em operação que prendeu 21 pessoas em SP, PR e SC

Operação “Desvio Certo”: Polícia Civil de SP São Paulo prende 21 membros de organização criminosa.

Por: Da Redação atualizado: 7 de fevereiro de 2018 | 10h01
Polícia Civil realizou prisões e cumpriu mandados de busca e apreensão em SC, PR e SP. (Foto: Polícia Civil/Divulgação). Polícia Civil realizou prisões e cumpriu mandados de busca e apreensão em SC, PR e SP. (Foto: Polícia Civil/Divulgação).

Na manhã desta terça-feira (6) uma ampla operação policial realizada nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina prendeu 21 investigados por, supostamente, integrarem uma importante associação criminosa que atuava no desvio de cargas na região sudeste do Brasil.
Segundo o delegado titular da Delegacia de Polícia Civil de Teodoro Sampaio (SP) que coordena os trabalhos, Edmar Caparroz, a operação foi desencadeada simultaneamente em 18 municípios dos três estados.
Em nota emitida pelo DEINTER 8 de Presidente Prudente, a operação recebeu o nome de “Desvio Certo”. "Essa operação é fruto de intenso trabalho investigativo realizado pela Delegacia de Polícia Civil de Teodoro Sampaio, após a prisão em flagrante de três indivíduos, surpreendidos na posse de uma carga de aproximadamente 11 toneladas de queijo, supostamente furtada na cidade de Cerqueira César/SP, no mês de maio de 2017, que culminou na descoberta de importante trama criminosa de desvio de cargas variadas, atuante nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina”, afirma o Delegado.
De acordo com a nota do DEINTER, diante deste panorama investigativo, a Polícia Civil representou pela decretação de mandados de prisão temporária e buscas e apreensão, que foram expedidos pelo Juízo da Comarca de Teodoro Sampaio, após parecer favorável da Promotoria de Justiça.
Além dos 27 mandados de prisão temporária, 20 foram cumpridos. Outros 30 mandados de busca e apreensão domiciliares foram executados pela Polícia Civil.
Foram apreendidas notas fiscais de mercadorias, produtos variados e os aparelhos celulares dos presos que serão analisadas pelos investigadores. Os 21 presos estão sendo ouvidos durante esta terça-feira e serão encaminhados para a Cadeia Pública de Presidente Venceslau, onde estarão à disposição da Justiça.
Já segundo o Portal G1, as investigações permitiram constatar, por meio das notas fiscais dos produtos, que apenas no período entre os meses de fevereiro e maio de 2017 os criminosos movimentaram o valor de R$ 8,3 milhões em negociações das mercadorias desviadas por valor abaixo do praticado no mercado. O cálculo não levou em conta as mercadorias que foram negociadas ou oferecidas desacompanhadas dos respectivos documentos fiscais.
A ação contou com a participação de 115 policiais civis paulistas da área do DEINTER 8 – Presidente Prudente, além de 30 viaturas. Da área da Delegacia Seccional de Polícia de Adamantina foram mobilizados 4 delegados, 4 escrivães e 8 investigadores. A operação também contou com o apoio das Policias Civis de Santa Catarina e Paraná.

Publicidade

P&G Telecomunicações
Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais