Polícia

Letra de hino da Atlética de Medicina de Dracena leva MP a requisitar investigação

Ministério Público pede abertura de inquérito policial e a oitiva de todos os estudantes do curso.

Por: Da Redação atualizado: 28 de maio de 2018 | 17h10
Ministério Público de Dracena, por meio da 1º Promotoria de Justiça, requisitou à Polícia Civil a abertura de inquérito (Foto: MPSP). Ministério Público de Dracena, por meio da 1º Promotoria de Justiça, requisitou à Polícia Civil a abertura de inquérito (Foto: MPSP).

A letra do hino da Atlética de Medicina, que envolve estudantes do curso de medicina oferecido por uma instituição de ensino daquela cidade, levou o Ministério Público a requisitar investigação junto à Polícia Civil.
Os estudantes defendem o hino como uma identidade da Atlética. A comunidade, por sua vez, considera que o hino possa eventualmente ser apelativo e vulgar, e pode sinalizar apologia ao álcool, drogas e sexo. Há interpretações que consideram a possibilidade da letra ser misógina, ou seja, expressaria raiva, preconceito, aversão, desdém ou rancor de mulheres ou meninas.
A publicação da letra do hino, nas redes sociais, repercutiu em comentários e trocas de ofensas, sobretudo entre os estudantes – que defendem a letra – e a comunidade – que desaprovou. Em determinado comentário, um promotor de justiça foi publicamente ofendido.

MP pede a oitiva de todos os estudantes

Conforme Ofício N° 046/2018, da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Dracena dirigido ao delegado seccional da Polícia Civil Nilton Santos Paschoal, o promotor de justiça Antônio Simini Júnor requisitou a abertura de inquérito policial para investigar o caso, conforme previsto no Artigo 5º, inciso II, do Código de Processo Penal.
No ofício, o promotor de justiça pede a oitiva de todos os estudantes do curso de medicina da instituição dracenense. O promotor quer saber, também, se a Atlética de Medicina é uma pessoa jurídica.

Atlética de Medicina publica nota de esclarecimento

A repercussão e os desdobramentos que se deram em torno da letra do hino levaram a Atlética de Medicina a publicar em sua fanpage uma nota de esclarecimento (veja aqui). Na nota, a Atlética destaca que não teve nem tem a intenção de fazer apologia ao machismo e à discriminação de gênero, e pede desculpas a quem se sentiu ofendido. A nota também destaca que a Atlética é formada pelos estudantes do curso e não tem vinculação com a instituição de ensino. Leia a nota, na íntegra (sic):

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Associação Atlética Acadêmica de Medicina de Dracena (A.A.A.M.D.) vem por meio desta nota fazer um esclarecimento em relação aos comentários sobre o hino da nossa Atlética.
A Atlética se trata de uma empresa formada por alunos do curso de medicina, que visam a integração entre os mesmos, e é desvinculada da instituição de ensino Fundec/Unifadra.
A A.A.A.M.D. não teve nem tem a intenção de fazer apologia ao machismo e à discriminação de gênero. Pedimos desculpas a todos que se sentiram ofendidos em qualquer momento.
O hino se trata de uma tradição em TODAS as faculdades do país, e é inserido em contextos totalmente diferentes do que se apresenta no momento.
Jamais deixaremos que nossas atividades extracuriculares atrapalhem nosso desempenho como alunos e como futuros profissionais.
Nossas turmas assim como a nossa Atlética é composta por um grupo heterogêneo, de diferentes crenças, etnias e orientações sexuais. Sabemos valorizar todas as profissões e principalmente a importância que cada uma exerce.
Nunca foi nossa intenção denegrir nem ofender ninguém, portanto acreditamos que situações como essas devam ser revistas, e assim o faremos.
Gostaríamos de lembrar que a Atlética acima de tudo promove o bem estar dos alunos, além de promover entretenimento e filantropia.
Não cabe aos nossos princípios o discurso de ódio em momento algum, por isso não adotamos as mesmas medidas de ataque que estão usando contra nós sem saberem de fato o real contexto.
Além disso é válido ressaltar que a Atlética é totalmente desvinculada da Unifadra.
Devemos lembrar que um país sem hipocrisia é muito melhor, e todos os atos carreiam consequências.
Os estudantes de medicina da Unifadra são, sem dúvida alguma, pessoas educadas, esforçadas, e com méritos. Basta questionar aqueles que realmente têm contato conosco.
Assim esperamos sanar esse mal entendido, e exigimos respeito, que deve ser mutuamente exercido.
Atenciosamente, A.A.A.M.D.

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans
P&G Telecomunicações

Publicidade

Insta do Siga Mais