Polícia

Com a chegada de período de festas e calor, Corpo de Bombeiros orienta sobre afogamentos

Temporada de calor atrai banhistas e Bombeiros alertam e orientam para evitar acidentes.

Por: Da Redação atualizado: 26 de dezembro de 2022 | 09h27
A principal recomendação para garantir a segurança é ter noção dos riscos e assumir uma postura preventiva (Foto: Ilustração). A principal recomendação para garantir a segurança é ter noção dos riscos e assumir uma postura preventiva (Foto: Ilustração).

Com o calor, as atividades de lazer em piscinas, banhos em rios, lagoas e outros locais de água estão entre as alternativas para se refrescar. Mas é preciso tomar alguns cuidados para que a diversão não se transforme em tragédia, conforme orientações do posto do Corpo de Bombeiros de Adamantina.
Segundo os Bombeiros, embora o afogamento pareça ter sua causa simplesmente na falta de habilidade em nadar, as estatísticas apontam um dado alarmante: afogamentos também acontecem com pessoas que sabem nadar. Por isso, todo banhista precisa realizar esse lazer cercado de cuidados, já que todo ambiente aquático requer cuidado. A principal recomendação para garantir sua segurança é ter noção dos riscos e assumir uma postura preventiva.
Um ponto de muita cautela é evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, considerado um dos principais fatores que contribuem para o afogamento de adultos. Geralmente, após consumir, a pessoa entra na água, perdendo a noção de perigo, de risco, e suas habilidades de natação ficam reduzidas. Torna-se até difícil o sucesso na tentativa de reanimação da vítima, quando sujeita ao coma alcoólica.
Para quem procura rios, represas, balneários, praias e clubes, o ideal é, em primeiro lugar, procurar um local conhecido e onde exista sempre a presença de guarda-vidas. Em áreas como rios, represas e no mar é preciso respeitar as faixas e os avisos, além de não entrar em locais onde há alerta de perigo de morte ou em águas poluídas. E se for andar de barco ou qualquer outra embarcação, usar sempre coletes salva-vidas.
De acordo com os Bombeiros, outro cuidado envolve as crianças, que devem estar sempre próximas. Os especialistas em salvamento e resgate destacam que não é correto levar a criança para esses lugares e ficar cuidando de longe: o adulto responsável pelas crianças deve estar sempre junto.

Em caso de afogamentos: o que fazer

O Corpo de Bombeiros traz uma série de orientações, em situações de afogamento. A primeira delas: não tente salvar pessoas vítimas de afogamento sem estar habilitado, porque isso pode fazer novas vítimas. Neste caso, a orientação é para que seja lançado um galho, uma boia, uma corda ou outro objeto para que ela flutue e possa ser puxada até um local seguro. Acione guarda-vidas ou a emergência pelo telefone 193.

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais