Geral

Adamantina terá encontro sobre cultura de paz e prevenção e posvenção do suicídio

Atividades acontecem em 21 de setembro, durante todo o dia, no campus 2 da UniFAI.

Por: Da Redação atualizado: 11 de setembro de 2017 | 17h14
Programação discute temas ligados à cultura de paz, promoção da vida e atuação em rede (Foto: Pixabay). Programação discute temas ligados à cultura de paz, promoção da vida e atuação em rede (Foto: Pixabay).

Duas atividades integradas devem ampliar o debate sobre cultura de paz e valorização da vida, em Adamantina, neste mês de setembro, promovidas conjuntamente pela Rede Promover Vida, Comitê Pró CVV (Centro de Valorização da Vida) Adamantina, Conselho Regional de Psicologia/SP e Centro Universitário Adamantina (UniFAI).
Juntas, essas organizações promovem no dia 21 de setembro o “6º Encontro por uma Cultura de Paz: ações de promoção à vida, prevenção do suicídio e outras violências”, e o “1º Simpósio Regional de Prevenção e Convenção do Suicídio”, integrado ao Ciclo de Palestras do Curso de Psicologia da UniFAI.
Toda a programação acontece no campus 2 da UniFAI. As inscrições para o 6º Encontro e 1º Simpósio já estão abertas.

Coordenador nacional do CVV em Adamantina

A programação do evento terá a presença do coordenador nacional do CVV, João Régis da Silva. Ele vai participar da mesa redonda “Intervenções na crise suicida” e vai expor sobre a atuação do CVV nesse cenário.

Programação: manhã

A programação acontece nos períodos da manhã, tarde e noite, no dia 21 de setembro, com palestras, mesas-redondas, oficinas, workshops e rodas de conversa, no auditório e salas do campus 2 da UniFAI.
A recepção e credenciamento ocorrem a partir das 7h15, com abertura oficial prevista para 8h. Em seguida, às 8h20, acontece a palestra “Comportamento suicida: conceituação, contexto regional e intervenções em rede”, com a psicóloga Ana Vitória Salimon C. dos Santos, mestre em psicologia pena UNESP de Assis e pesquisadora da FAMERP/São José do Rio Preto. Ela é professora na UniFAI, supervisora de estágio, responsável técnica e coordenadora do Núcleo de Psicologia da instituição, além, de membro e articuladora da Rede Promover Vida, membro da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio (ABEPS) e membro do Comité Pró CVV de Adamantina.
A programação segue às 9h20 com a mesa redonda “Intervenções na crise suicida”, onde o coordenador nacional do CVV, João Régis da Silva, vai expor sobre o tema “Atuação do Centro de Valorização da Vida”. Também participam da mesa redonda os cabos PM Eder Farina e Marcelo Alvarenga, do Corpo de Bombeiros de Adamantina, com o tema “Corpo de Bombeiros e ações que podem salvar vidas”. O terceiro núcleo de discussões na mesma mesa redonda será trazido pela assistente social Ariadne Érika Lemos, que atua na Santa Casa de Adamantina e no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Pacaembu, e pela enfermeira Ilza Cilene Mota Constantino, especialista em auditoria em serviços de saúde e em saúde mental. Ela é enfermeira na Santa Casa de Adamantina e na Secretaria Municipal de Saúde. Juntas, vão expor sobre o tema “O atendimento de pacientes com tentativa de suicídio na urgência e emergência”.
Em seguida, às 11h, a programação traz um conjunto de oficinas, palestras, workshops, minicursos e roda de conversa, que acontecem simultaneamente em salas no campus 2 da UniFAI, com intervalo às 12h30 e retomada às 14h.

Programação: tarde

As atividades do “6º Encontro por uma Cultura de Paz: ações de promoção à vida, prevenção do suicídio e outras violências”, e o “1º Simpósio Regional de Prevenção e Posvenção do Suicídio” serão retomadas às 14h com a mesa redonda “Modos de subjetivação da juventude contemporânea e educação: contribuições da psicologia no enfrentamento às auto-destrutividades e violências”.
A mesa redonda terá a participação do psicólogo Leonardo Lemos de Souza, doutor em educação com estágio pós-doutoral em psicologia realizado na Universidade de Barcelona. Ele é professor do departamento de psicologia social e educacional e do programa de pós-graduação na UNESP de Assis, além de membro do grupo de pesquisa Psicologia, Coletivos e Culturas Queer e do grupo de trabalho Psicologia e Gênero da Associação Nacional de Pós-Graduação em Psicologia.
Participa também a psicóloga clínica Andréa Fernandes de Araújo Gasques. Ela é mestre em psicologia pela PUC/SP, docente e supervisora de estágios em psicologia na UniFAI e coordenadora de subprojetos de psicologia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES/UniFAI).
Logo após intervalo para café, às 15h30, e retomada da programação às 15h50, com oficinas, palestras, workshops, minicursos e roda de conversa.
Ao final da tarde, às 17h20, a programação prevê a socialização de experiências e construção coletiva e encerramento das atividades da tarde por volta das 18h.

Programação: noite

Já no período noturno, a programação será retomada às 19h30, com o tema “Suicídio e prevenção: uma abordagem Winnicottiana, com o psicólogo clínico e psicanalista Flávio Del Matto Faria. Ele é especialista em psicoterapia de adolescentes no Instituto Sedes Sapientiae (São Paulo), mestre em doutor em psicologia clínica pela PUC/SP, professor convidado do curso “Adolescências: diferentes abordagens” pelo Instituto Sedes Sapientiae, professor titular e supervisor clínico do curso de psicologia da Universidade São Judas Tadeu (USJT), supervisor clínico do Centro Winnicott de São Paulo e coordenador do PROATES – Programa de Atenção às Tentativas de Suicídio, também na USJT.

Informações e detalhes da programação completa aqui.

 

 

Publicidade

Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais