Cidades

UniFAI conquista R$ 530 mil para projeto de Eficiência Energética

Projeto prevê inserção de tecnologia de geração de energia solar e lâmpadas LED no Câmpus II.

Por: Daniel Torres | Assessoria de Comunicação da UniFAI (Colaborou: Marcelo Valente) atualizado: 21 de setembro de 2016 | 10h47
Engenheiro elétrico Marcelo Valente e o diretor geral Prof. Dr. Wendel Cleber Soares (Foto: Central de Comunicação da FAI). Engenheiro elétrico Marcelo Valente e o diretor geral Prof. Dr. Wendel Cleber Soares (Foto: Central de Comunicação da FAI).

As Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI), agora Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), foram contempladas com R$ 533.949,88 para a aquisição e troca de equipamentos de iluminação e instalação de sistema de geração de energia solar fotovoltaica (placas solares).
O recurso é resultado de projeto de Eficiência Energética desenvolvido pelas empresas 3E Engenharia, com sede em São Paulo, e Dinâmica Energia Solar, de São Carlos, em conjunto com o engenheiro elétrico adamantinense Marcelo Valente, da empresa Next Energy.
“O desenvolvimento do projeto foi solicitado pela Direção Geral da UniFAI no primeiro trimestre deste ano buscando eficiência também na gestão dos recursos públicos, já que havia possibilidade de obtenção do mesmo por meio do Programa de Eficiência Energética [PEE] da concessionária de energia elétrica Caiuá, em atendimento à determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Desta forma o então diretor, Prof. Dr. Márcio Cardim, entrou em contato com o engenheiro elétrico Marcelo Valente, que já prestava serviços para instituição”, explicou o diretor geral Prof. Dr. Wendel Cleber Soares.
“O Programa de eficiência destina 0,4% da receita operacional líquida anual da concessionária no desenvolvimento de programas para o incremento da eficiência energética no uso final da energia, através de projetos executados em instalações de clientes e consumidores”, destacou Valente, que também é engenheiro de Segurança do Trabalho.
Na região de abrangência da concessionária Energisa/Caiuá foram aprovados, por meio da Chamada Pública 001/2016, seis projetos, sendo quatro na cidade de Presidente Prudente, um em Presidente Epitácio e um em Adamantina, de maior montante. Por ser tratar de uma Autarquia Municipal, a UniFAI não terá necessidade de devolver os recursos disponibilizados.

O projeto

O projeto de Eficiência Energética elaborado para a UniFAI visa melhorias nos sistemas de iluminação e a instalação de uma unidade de geração fotovoltaica de energia. A inclusão da geração solar de energia nesta ação de eficiência energética visa à disseminação de uma tecnologia altamente recorrente na atualidade, em um ambiente extremamente propício e capaz de fornecer grandes ganhos no que se refere à orientação e conscientização da sociedade envolvida, além de promover importante injeção de energia elétrica na rede a qual esta conectada.
O sistema de geração solar proposto terá uma potência de 21,2 quilowatts-pico (KWp), composto de 80 módulos fotovoltaicos de silício monocristalino, distribuídos em uma área de 129 metros quadrados, para uma produção média de 31.723 quilowatts/hora (KW/h) por ano. “O sistema de geração de energia solar ainda é pequeno em relação ao consumo da FAI, mas é uma alternativa de energia limpa e pode ser ampliado no futuro”, pontuou Marcelo Valente.
Outro benefício do sistema será a redução da emissão de poluentes atmosféricos, como o dióxido de carbono (CO2), em média 16,73 toneladas/ano, dióxido de enxofre (SO2) 22,23 Kg/ano, óxido de nitrogênio (NOx) 27,99 Kg/ano, sulfeto de hidrogênio (H2S) 0,97 Kg/ano e 7,30 toneladas equivalentes de petróleo (TEP) proporcionados pelo sistema.
Além do sistema de geração solar, o projeto de Eficiência Energética da UniFAI prevê inserção de tecnologia LED onde são utilizadas lâmpadas fluorescentes tubulares e de descarga.
A instalação de luminárias de LED tem o intuito de eliminar a utilização de reatores, sejam eles eletrônicos ou eletromagnéticos, visto que as lâmpadas de LED possuem um driver integrado, não havendo, assim, a necessidade do uso de acionadores externos para seu funcionamento.
Além da eliminação dos reatores, esta ação fomenta o benefício da redução nos custos operacionais de manutenção e troca dos equipamentos existentes, visto que as lâmpadas de LED possuem uma vida útil muito superior quando comparadas com as demais lâmpadas.
Os estudos realizados na UniFAI apresentam que a iluminação é responsável por 43,52% de todo o consumo de energia dos câmpus e estima-se que os resultados a serem obtidos com a implementação e execução da ação de Eficiência Energética pode chegar a 32% de economia mensais, considerando que serão substituídas pelo projeto mais de 1,4 mil pontos de iluminação internos e externos do Câmpus II com tecnologia LED sem nenhum ônus para a Instituição.
O início da execução do projeto está previsto para o primeiro trimestre de 2017.

Publicidade

Cóz Jeans
P&G Telecomunicações
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais