Siga Mais

Publicidade

goodU
Cocipa
Cinema
Nativa FM

Publicidade

Unifai 2
93 FM
Clinica Lu Applim
UniFAI 1
Radio Brasil

Siga Mais » Notícias » Cidades

Cidades

Trabalho a campo captura mais de 100 escorpiões no Jardim Primavera

18:21 atualizado: 19/04/2018 10:02

Equipe do Departamento de Controle de Vetores faz buscas em local denunciado por morador.

Por: Da Redação

http://www.sigamais.com/noticias/cidades/trabalho-a-campo-captura-mais-de-100-escorpioes-no-jardim-primavera/ Trabalho a campo captura mais de 100 escorpiões no Jardim Primavera
Equipe do Departamento de Controle de Vetores realiza buscas por escorpiões no Jardim Primavera (Foto: Siga Mais). Equipe do Departamento de Controle de Vetores realiza buscas por escorpiões no Jardim Primavera (Foto: Siga Mais).

Um trabalho a campo realizado pela equipe do Departamento de Controle de Vetores da Secretaria Municipal de Saúde de Adamantina levou à captura de mais de uma centena de escorpiões, em buscas iniciais, realizadas em uma área pública do Jardim Primavera.
O Departamento de Controle de Vetores recebeu denúncia de moradores na última sexta-feira (13) e designou equipe ao local. Até o final da tarde desta segunda-feira (16), foram mais de 100 escorpiões capturados em meio à área verde, sujeira e entulhos.
A manutenção da área verde é de responsabilidade da Prefeitura e o depósito irregular de sujeira e entulhos é feito pelos próprios moradores, que encontram em uma área pública a alternativa mais próxima de casa para depósito de materiais inservíveis.
A equipe do Departamento de Controle de Vetores prossegue uma busca pelo local, no Jardim Primavera, nesta terça-feira, para localizar e capturar escorpiões e orientar moradores.

Ação e conscientização

A falta de cuidados com o ambiente (falta de limpeza, acúmulo de sujeira, entulhos e materiais diversos em áreas públicas e particulares) é a principal causa de infestação de escorpiões e outros vetores.
Por um lado falta consciência do próprio morador, como um todo. Há esforços e iniciativas isoladas, mas falta engajamento comunitário para resolver o problema da coletividade. De outro lado, as ações de conscientização e sensibilização por parte do Poder Público, quanto realizadas, se mostram insuficientes.
Soma-se a isso a ausência ações para remoção periódica desses materiais e manutenção permanente desses espaços, pelo Poder Público, além de falhas na fiscalização e medidas de advertência e punitivas a quem faz depósito desses materiais em áreas públicas ou particulares abandonadas.
Já o caminho para solucionar ou minimizar esse drama depende da somatória de esforços e uma ação articulada. Um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) prestes a ser assinado, proposto pelo Ministério Público da Comarca de Adamantina, busca sistematizar uma ação integrada, de diversas frentes, para atuar no combate aos escorpiões.

 

Fotos

 
Nenhum comentário até o momento, Clique aqui para comentar!
 

Publicidade

Massa FM
goodU

Publicidade

Diario
Life FM