Cidades

Sentenciados de Pacaembu receberão serviços na Jornada da Cidadania e Empregabilidade

Mutirão de atividades ocorrerá na penitenciária de Pacaembu, na terça-feira (26).

Por: Da Assessoria
3ª Jornada da Cidadania e Empregabilidade acontece nesta terça-feira (26), para os detentos da Penitenciária de Pacaembu (Foto: Reprodução/TV Fronteira). 3ª Jornada da Cidadania e Empregabilidade acontece nesta terça-feira (26), para os detentos da Penitenciária de Pacaembu (Foto: Reprodução/TV Fronteira).

Na terça-feira (26), a Penitenciária “Osias Lúcio dos Santos” da Penitenciária de Pacaembu receberá a 3ª Jornada da Cidadania e Empregabilidade, que trará diversos serviços aos sentenciados. A cerimônia de abertura oficial do evento iniciará às 9h na própria unidade prisional. Na ocasião, os convidados e autoridades presentes poderão visitar o interior do pavilhão escolar para conhecer as atividades desenvolvidas no local.
O evento vem percorrendo as unidades prisionais do Estado e tem como objetivo oferecer serviços diversos e documentos pessoais aos sentenciados, dando a eles condições de estudar, trabalhar e prestar exames públicos, ainda dentro da prisão e, assim, também contribuir para a remição de pena oriunda de trabalho e educação, além de auxiliá-los na retomada da vida quando ganharem a liberdade.
A ação trará aos sentenciados exames de saúde como teste de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, testes rápidos de HIV/Sífilis, além de avaliação de câncer bucal, emissão de documentos (RG, CPF, Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento/Casamento) e palestras sobre diversos assuntos: Resiliência, Cárcere e Saúde Mental, Vínculo Familiar e Preparação para a Liberdade.

Dados

Ao longo dos últimos três anos, a Jornada da Cidadania e Empregabilidade foi tomando força, ganhando parcerias e se expandindo para todos os presídios. Em 2015, quando iniciou, foi realizada em 04 (quatro) estabelecimentos subordinados a Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado (Croeste) totalizando 11.117 atendimentos. No ano seguinte, com a participação de 33 estabelecimentos na região foram 92.282 atendimentos e em 2017, 35 unidades totalizaram 145.050 atendimentos. Neste último ano, os Centros de Progressão Penitenciária de Valparaíso, Pacaembu e São José do Rio Preto realizaram, respectivamente, duas edições cada. Até o final de 2018, a previsão é que sejam realizadas 40 jornadas nos presídios subordinados à Croeste.

Ação

A Jornada da Cidadania e Empregabilidade é uma realização da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), através do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade (GCAE) da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) em parceria com o Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (Grate) da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado. O trabalho com RG foi viabilizado graças ao Termo de Cooperação Mútua entre a SAP e a Secretaria de Segurança Pública, por intermédio do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt do Departamento de Inteligência da Polícia Civil (IIRGD).

 

Publicidade

P&G Telecomunicações
Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais