Cidades

Programação mobilizou idosos na Semana do Idoso em Adamantina

Atividades foram realizadas em diversas áreas, mobilizando a população idosa, em Adamantina.

Por: Da Redação
Capoterapia, desenvolvida junto aos idosos do Lar dos Velhos, foi uma das atividades apresentadas na Semana do Idoso, em Adamantina (Foto: Cedida). Capoterapia, desenvolvida junto aos idosos do Lar dos Velhos, foi uma das atividades apresentadas na Semana do Idoso, em Adamantina (Foto: Cedida).

Na última semana, e visando a comemoração do Dia Nacional do Idoso (1º de outubro), foi realizada em Adamantina uma ampla programação para celebrar a data.
A programação da Semana do Idoso buscou sensibilizar e discutir a temática envolvendo a terceira idade, sob diversos aspectos, no campo dos direitos, saúde, esporte, lazer, recreação, integração, religiosidade, alimentação, beleza, entre outras perspectivas que envolvem a população idosa.
A realização Semana do Idoso, em Adamantina, foi do Conselho Municipal do Idoso, e uma ampla rede de parceiros: Prefeitura de Adamantina, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Saúde, UniFAI, Lar dos Velhos, Centro de Convivência dos Idosos (CCI), Pai Nosso Lar, CRAS, CREAS, Fundo Social de Solidariedade, Villa Ana, Lions Clube, OAB Adamantina, O Boticário e Tiro de Guerra.

Inclusão social e garantia de direitos

Além de promover a data e valorizar a população idosa, a iniciativa da Semana do Idoso também foi endossada pelas diretrizes definidas no Estatuto do Idoso, com o objetivo de promover a inclusão social e garantir os direitos desses cidadãos com idade acima de 60 anos. O Estatuto institui penas severas para quem desrespeitar ou abandonar cidadãos da terceira idade. Em Adamantina, qualquer denúncia relacionada à pessoa idosa procurar o Conselho Municipal do Idoso (3521-1900), Rua Armando Salles de Oliveira, 367, centro. Ou também podem ser acionadas as polícias Civil e Militar, que também darão os encaminhamentos necessários.

Destaques da programação

As atividades da Semana do Idoso foram abertas no dia 25 de setembro (segunda-feira) da semana passada e se encerraram no dia 1º de outubro (domingo), Dia Nacional do idoso.
Na segunda-feira (25) a programação foi aberta às 8h30 da manhã no Anfiteatro da Biblioteca Municipal, com apresentação do Coral dos Vicentinos e palestra sobre garantia de direitos no anfiteatro da Biblioteca Municipal. A palestra foi realizada pelo advogado Rafael Teixeira.
Na quarta-feira (27), aconteceu a apresentação de Capoterapia, seguida de palestra sobre prevenção de queda da Pessoa Idosa (com café da manhã), no Lar dos Velhos. À noite, às 19h, foi realizada a palestra sobre cuidados e prevenções da pessoa idosa com equipe multidisciplinar, no anfiteatro da Biblioteca Municipal.
Na quinta-feira (28) a programação contou com a celebração de missa comemorativa à Semana do Idoso, às 9h da manhã, presidida pelo padre Veríssimo, celebrada no salão social do Lar dos Velhos.
Na sexta-feira (29) aconteceu a gincana intercultural no Ginásio de Esportes.
No sábado (30), foi realizado um workshop de beleza, no anfiteatro da Biblioteca Municipal, às 9h. No período da tarde, às 14h, aconteceu o baile de confraternização da Semana do Idoso no CCI (Centro de Convivência dos Idosos de Adamantina).
E no domingo (1º), Dia Nacional do Idoso, o Lions Clube de Adamantina organizou um almoço no Lar dos Velhos, que reuniu os internos, idosos assistidos pelos programas sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social, colaboradores e autoridades.  

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans
P&G Telecomunicações

Publicidade

Insta do Siga Mais