Cidades

Penitenciária de Pracinha recebe Jornada da Cidadania

Evento marca a Jornada da Cidadania realizada na Penitenciária de Pracinha.

Por: Da Redação atualizado: 11 de outubro de 2016 | 12h13
Evento marca a Jornada da Cidadania realizada na Penitenciária de Pracinha (Foto: Cedida). Evento marca a Jornada da Cidadania realizada na Penitenciária de Pracinha (Foto: Cedida).

A Penitenciária de Pracinha foi palco na última semana  de apresentações de roda de viola preparada por reeducandos,  apresentação da Banda Marcial de Adamantina. 
A atividade foi realizada no dia 27 de setembro, durante a 1º Jornada da Cidadania e Empregabilidade do estabelecimento prisional, promovida pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), através do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade (GCAE) da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) em parceria com as Coordenadorias Regionais de Unidades Prisionais e FUNAP.
A cerimônia de abertura, no dia 27, teve início às 9h, ocasião em que foi servido um café da manhã aos presentes, e contou com a presença de cerca de 20 reeducandos da unidade, de autoridades de Pracinha, do  Juiz de Direito da Comarca de Lucélia, Defensores Públicos de Tupã e Marília que atendem a unidade, bem como o Prefeito do Município e o representante da Receita Federal de Adamantina, dentre outros.
Na oportunidade e como parte da cerimônia, o reeducando J.C.S. de 29 anos, condenado por tráfico de drogas, foi beneficiado com o Livramento Condicional, deferido pela Vara de Execuções Criminais (VEC) de Presidente Prudente e entregue pelo Juiz da Comarca de Lucélia.
O reeducando, bastante emocionado, agradeceu a todos os presentes, dizendo que a prisão foi, para ele, uma grande lição de vida e que pretende utilizar essa experiência para ministrar testemunho de vida, a jovens em projetos sociais e até em Penitenciárias. O sentenciado, ao ser colocado em liberdade, na noite do dia 27, ajoelhou-se em frente ao presídio, agradecendo a Deus pela nova oportunidade.  

Jornada da Cidadania na Penitenciária de Pracinha

As ações da Jornada da Cidadania visam promover a reinserção social de sentenciados ao facilitar o acesso a estudo e trabalho e, assim, contribuem também para remições de pena. Na atividade realizada em Pracinha, foram emitidos e atualizados cerca de 150 Registros Gerais (RG), 225 Cadastros de Pessoa Física (CPF), 138 Certidões de Nascimento e 44 Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Aconteceram também atendimentos jurídicos, odontológicos e médicos, com aferição de pressão arterial, teste de glicemia e teste rápido de HIV, sífilis e hepatite, além de cortes de cabelo, diversas palestras e apresentação cultural (teatro desenvolvido por sentenciados). No final da Jornada, pretende-se alcançar mais de 1800 atendimentos em geral.
Em forma de agradecimento, os sentenciados expuseram produtos fabricados dentro da unidade para empresas privadas, como costura de bolas, montagens de embalagens e sacolas, fiação de seda e rabiolas, além de trabalhos educativos realizados por aqueles que estudam. Algumas atividades tiveram continuidade, para além da terça-feira, como a palestra  "A saúde do Homem", com o especialista em urgência e emergência Fábio Rogério da Silva e a exibição de filmagem da peça teatral "O homem e sua consciência", realizada por sentenciados.

Amplas atividades

De 38 estabelecimentos administrados pela Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado (Croeste), a Penitenciária de Pracinha é a 29º a receber a Jornada da Cidadania e Empregabilidade. Devido à demanda, algumas ações foram realizadas ao longo da semana como as palestras com os temas "Os benefícios da Lei de Execução Penal (LEP) ministrada por advogado da Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel (FUNAP); "Doenças Sexualmente Transmissíveis", com a médica Laura Jane Monteiro de Oliveira; "As atribuições da Caef", com a diretora regional Renata de Cássia Palópoli e Silva; "Valorização e Perspectivas de Vida", com Milfran Melotti Evangelista e Camila Menotti Zanuto (gerente e coordenadora da FUNAP, respectivamente); "A assistência da enfermagem nas doenças crônicas", com a enfermeira Cristiane Damásio de Carvalho; "A importância da saúde bucal", com o cirurgião dentista Fabrício Daniel Finotti Guarnieri e "Inteligência Emocional" com Hermínia Roseli Genaro. Os sentenciados também participaram de Oficina de crochê em malha com a artesã da FUNAP, Tânia Lodrão.

Fotos

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans
P&G Telecomunicações

Publicidade

Insta do Siga Mais