Ensino

Estudantes da rede municipal conhecem o Centro de Compostagem do município de Adamantina

Estudantes conheceram as fases de produção de composto orgânico.

Por: Natacha Dominato | Comunicação/Prefeitura de Adamantina atualizado: 15 de maio de 2024 | 17h13
Crian?as das escolas  municipais no centro de compostagem (Divulga??o/PMA). Crian?as das escolas municipais no centro de compostagem (Divulga??o/PMA).

Os alunos das escolas municipais Eurico Leite, Navarro de Andrade e Teruyo Kikuta que estão no 4º ano foram conhecer o Centro de Compostagem Municipal.

A iniciativa integra a disciplina de educação ambiental que os estudantes têm e faz parte do programa Município VerdeAzul.

(Divulgação/PMA).

No local, eles puderam observar todas as fases para a produção do composto orgânico que é distribuído de forma gratuita para os produtores rurais de Adamantina.

Publicidade

Dr. Paulo Tadeu Drefahl | Cirurgião Plástico
Supermercado Godoy

Publicidade

Rede Sete Supermercado
JVR Segurança

As fases que integram a produção do composto são: separação, trituração e montagem das leiras com resíduos orgânicos provenientes tanto das escolas municipais como estaduais e podas de árvores.

Além de receberem o composto gratuito, os 185 agricultores cadastrados na Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA), ainda têm à disposição a assistência técnica gratuita que auxilia no fomento da atividade econômica.

(Divulgação/PMA).

Além disso, as crianças ainda puderam compreender que o Pátio de Compostagem é o local adequado para a problemática da arborização urbana, pois todo o material descartado é utilizado para a formação do composto orgânico.

Publicidade

Daiane Mazarin Estética
Cocipa - Hiper Cliente Feliz

Outro ponto que foi explicado para os alunos é que o local ainda apresenta outra solução ambiental, pois os restos de alimentos são usados, e assim diminui a quantidade de resíduos que seriam destinados ao aterro sanitário.

Ao fim da visita, todos os estudantes foram presenteados com o composto orgânico e orientados a utilizarem em casa nos vasos de plantas. 

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
P&G Telecomunicações