Cidades

Morador reclama de represamento de água no Eldorado II

Água fica contida, sem vazão, e solução depende de integrar sistemas de drenagem.

Por: Da Redação atualizado: 17 de novembro de 2015 | 18h06
Águas de chuvas ficam represadas na área do residencial Eldorado II, e solução depende de integrar sistema escoamento ao sistema de drenagem (Foto: Cedida). Águas de chuvas ficam represadas na área do residencial Eldorado II, e solução depende de integrar sistema escoamento ao sistema de drenagem (Foto: Cedida).

Um morador do Jardim Eldorado II, que preferiu não se identificar, procurou a reportagem do SIGA MAIS para reclamar da situação referente a uma “caixa seca” que em época de chuvas represa água e causa incômodo e transtorno, em uma área verde do bairro.
O Eldorado II é um loteamento relativamente recente, com grande maioria dos terrenos já ocupados com edificação e de grande valorização. A situação do local onde há acúmulo de água deixa moradores preocupados em razão dos riscos que a água parada pode provocar.
O morador reclamou também da atitude de pessoas que jogam lixo no local, contribuindo para piorar o aspecto da localidade, e identificou restos de materiais de construção, animais mortos plásticos, garrafas e entulhos diversos, revelando a atitude irresponsável de pessoas com o lugar onde moram.

Projeto aprovado sempre contou com a “caixa seca”

Na época que foi implantado Jardim Eldorado II, a topografia do lugar e a distribuição dos lotes exigiu que a distribuição do sistema de captação de águas pluviais fosse dimensionada da maneira como está, e a “caixa seca” foi aberta para captar a água das chuvas que naturalmente têm esse percurso. A não construção desses dispositivos poderia acarretar erosão e ampliar os prejuízos, inclusive para propriedades vizinhas.
Uma tentativa recente de resolver esse problema foi sugerida pelos loteadores do Jardim Eldorado II, que propuseram a realizar o investimento necessário para aquisição de tubos e construir uma galeria conduzindo essas águas para as galerias do sistema de drenagem urbana de um novo loteamento, atualmente em impantação, no outro lado da Rua Santos Dumont, fazendo assim a respectiva ligação.
Porém, a estrutura de escoamento do novo loteamento recebeu galerias de águas pluviais que não comportariam o volume de águas adicional proveniente do Eldorado II. Diante desse quadro, a situação ainda está sem definição.
No âmbito da legalidade da estrutura, o Eldorado II teve todo o projeto de implantação – contando com a caixa seca – aprovado pela Prefeitura de Adamantina.
Na semana passada a reportagem do SIGA MAIS entrou em contato com a Prefeitura de Adamantina, que manifestou por meio de nota. 

Nota da Prefeitura de Adamantina

"Segundo o que foi apurado junto a Secretaria de Planejamento, quando da instalação do loteamento Eldorado II foi solicitado ao proprietário que fosse feita uma canalização das águas de chuva até o córrego próximo de modo a evitar o represamento. Na época, outro loteamento estava sendo instalado no local, o Califórnia Park. Os dois empresários foram orientados a dividir as despesas para instalação da água da chuva pois o segundo era área de escoamento do primeiro. Não se chegou a acordo e foi formada a represa. O loteamento Califórnia foi dotado de galerias e há poucas semanas foi realizado o asfaltamento de toda a sua área com asfalto CBUQ (que tem garantia de 5 anos) e custa R$ 44 o metro quadrado.
Para acabar com o represamento seria necessário a colocação de outra tubulação pois a existente no Califórnia não tem capacidade para escoamento dos dois bairros. Seria necessário também quebrar centenas de metros quadrados do asfalto que foi recentemente construído. Isso se torna inviável para a Prefeitura neste momento de crise redução da arrecadação.
A Secretaria está fazendo estudos para buscar outras soluções, mas as opções implicam em uma vala muito profunda para a queda de água ser suficiente. Em visita ao local se percebeu inclusive que a lagoa formada já tem pequenos peixes, que demonstra que o reservatório de água não é recente e não tem mosquitos da dengue por exemplo.
A equipe da secretaria de Planejamento está solicitando aos responsáveis pelo loteamento do Jardim Eldorado II para que se reúnam com a Administração Municipal e façam uma parceria para a solução para o problema". 

Fotos

Publicidade

Cóz Jeans
P&G Telecomunicações
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais