Cidades

Iniciada implantação do sistema vertical no Cemitério de Adamantina

Estrutura inicial vai abrigar 100 gavetas com sistema de troca gasosa e drenagem de necrochorume.

Por: Da Redação atualizado: 19 de abril de 2018 | 18h10
Estrutura base para receber os lóculos foi instalada no Cemitério da Saudade, em Adamantina (Foto: Siga Mais). Estrutura base para receber os lóculos foi instalada no Cemitério da Saudade, em Adamantina (Foto: Siga Mais).

Foi iniciada a implantação da estrutura no Cemitério da Saudade, em Adamantina, que vai permitir os sepultamentos em um módulo vertical, com gavetas (lóculos) onde serão recepcionadas as urnas funerárias.
A alternativa foi encontrada pela Prefeitura de Adamantina face ao esgotamento do espaço físico do cemitério para abertura de novos túmulos. A alternativa pela verticalização em módulos tem sido adotada em diversas cidades.
Pelo local foram implantadas duas bases de concreto e o sistema de encanamento para drenagem do necrochorume decorrente da decomposição dos corpos. A próxima etapa será a instalação de cobertura nesses espaços, que receberá os lóculos.
Esse estágio é executado pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços em ação conjunta com a Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento.
Por fim será feita a instalação do sistema de troca gasosa, para filtrar os gases e acelerar a decomposição dos corpos.
Segundo a Prefeitura, a expectativa é que a medida amplie a capacidade de sepultamento do Cemitério da Saudade por mais quatro anos.

Módulo inicial para 100 lóculos

As informações sobre a verticalização do Cemitério da Saudade foi objeto de questionamentos na Câmara Municipal de Adamantina, manifestada no Requerimento Nº 038/2018, assinado pelos vereadores Acácio rocha, Aguinaldo Galvão e Alcio Ikeda.
Em resposta aos vereadores, a Prefeitura informou que o projeto inicialmente licitado prevê a aquisição de 200 lóculos, entretanto a primeira etapa consiste em criar uma estrutura para 100 unidades.
Ainda segundo a Prefeitura, a implantação dessa estrutura não exigiu novo licenciamento ambiental, utilizando-se da licença vigente.
Segundo registros da Prefeitura, há 20.011 sepultamentos no Cemitério da Saudade.

Perspectiva, para fins de ilustração (Reprodução).

Fotos

Publicidade

P&G Telecomunicações
Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais