Cidades

Clima: previsão sinaliza temperatura mínima de 9 ºC nesta terça em Adamantina

Temperaturas têm queda brusca em praticamente todo o país.

Por: Da Redação | Com informações da Agência Brasil atualizado: 18 de julho de 2017 | 12h54
Temperaturas têm queda brusca em praticamente todo o país e frio chega com força total a Adamantina (Foto: Ilustração). Temperaturas têm queda brusca em praticamente todo o país e frio chega com força total a Adamantina (Foto: Ilustração).

As temperaturas em Adamantina devem registrar queda rigorosa nesta semana. A onda de frio é resultado de uma massa de ar com características polares que veio do Sul da Argentina e já atingiu o Sul do Brasil, e avança para o Sudeste e outras regiões, podendo derrubar as temperaturas até em estados da região Norte.
Segundo o Climatempo, a previsão para esta terça-feira (18) é de temperatura mínima de 9 ºC e máxima de 19 ºC. Para quarta-feira (19), previsão de 10 ºC na mínima e 23 ºC na máxima. Para quinta-feira (20), a mínima prevista é de 12
ºC e máxima de 25 ºC. E para sexta-feira, previsão é de 13 ºC na mínima, com máxima de 27 ºC.
O meteorologista Rogério Rezende, do 8º Distrito de Meteorologia do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), explicou à Agência Brasil os detalhes sobre a onda de frio. “Tivemos grandes nevascas ontem (16) em regiões próximas dos Andes, em Santiago do Chile, em Bariloche. Foi registrada a menor temperatura das últimas décadas, que chegou a -25 ºC. São localidades que normalmente são frias, onde há nevascas com frequência. Mas essa onda foi tão intensa que chegou ao ponto de causar transtornos nessas regiões”, disse Rezende.
Desde que ingressou na Região Sul do país, a frente fria ainda não provocou a queda de neve. No entanto, o Inmet não descarta que o fenômeno seja registrado no fim do dia e durante a noite de hoje nos municípios de maior altitude.
A frente fria deve agir até quarta-feira (19), segundo o instituto, quando a temperatura deve voltar a subir. Rezende afirmou que a variação térmica é uma característica normal do inverno na região.
“A gente saiu de 30 ºC, praticamente, para quase 0 ºC, de sábado para domingo. A tendência, agora, é voltarmos a um patamar normal, com a mínima entre 4 e 5 ºC, o que é bem mais elevado do que a gente está esperando para amanhã, por exemplo, que é  -4 e -5 ºC”, explicou o meteorologista.

Frio avança pelo país

Para o Inmet, a força demonstrada pela frente fria nos países vizinhos é uma mostra de que ela deverá avançar pelo Brasil e provocar queda de temperatura em várias regiões.
“Se confirmar a intensidade dessa massa, ela pode chegar até o sul do Acre. Ela vai atingir o Sudeste e o Centro-Oeste do país com certeza, com boa possibilidade de chegar até o Norte”, avaliou Rogério Rezende.
O meteorologista ressaltou, no entanto, que a intensidade do frio será menor na medida em que a frente avançar em direção ao norte. “Toda massa de ar vai adquirindo as características das regiões por onde ela vai passando. Ela já está subindo, passando por regiões mais quentes, e vai arrefecer aos poucos”, explicou.

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais