Coronavírus

Saúde estadual diz que prefeituras são responsáveis pelo manejo dos estoques de vacinas

Secretaria Estadual de Saúde diz que encaminha lotes semanais de vacinas, conforme são solicitados.

Por: Da Redação atualizado: 12 de janeiro de 2022 | 13h41
Novos lotes de vacinas devem ser recebidos por Adamantina para retomada da vacinação no CIS (Foto: Siga Mais). Novos lotes de vacinas devem ser recebidos por Adamantina para retomada da vacinação no CIS (Foto: Siga Mais).

O fim dos estoques de doses de vacinas contra a Covid-19 em Adamantina, informada na manhã desta segunda-feira (10) pela Prefeitura local casou reações entre os moradores, que questionaram sobre a falta do imunizante em um período crítico da pandemia. A imunização dos moradores do município está paralisada desde ontem.

Em nota, o poder público local disse que havia estoque de imunizante, porém uma grande procura nos últimos dias levou ao esgotamento da disponibilidade. Novas doses foram pedidas pelo órgão municipal à Secretaria Estadual de Saúde e devem ser recebidas nesta quarta-feira (12), permitindo assim a retomada da vacinação dos moradores.

O SIGA MAIS fez contato com a Secretaria Estadual de Saúde. Em nota recebida na manhã desta terça-feira (11), o órgão informou que remete os lotes de vacina semanalmente aos municípios, conforme são realizadas as solicitações, e que as prefeituras são responsáveis pela gestão dos estoques locais

A resposta da Secretaria Estadual de Saúde informa ainda que novos lotes serão enviados nesta quarta-feira às cidades do Departamento Regional de Saúde (DRS). Os números de doses são totais, para o DRS. Veja a íntegra da nota:

"A Secretaria de Estado da Saúde informa que semanalmente encaminha aos municípios os quantitativos solicitados pelas próprias prefeituras, que são responsáveis pela logística de distribuição e o manejo dos estoques. Os municípios são responsáveis por definir a quantidade de doses que devem ser enviadas para que ocorra a distribuição de forma efetiva e não haja faltas.

Nesta quarta-feira (12) todas as cidades da região de Marília devem receber uma nova grade com mais imunizantes, inclusive Adamantina, sendo 57,9 mil da Pfizer, 5,4 mil Astrazeneca e 3,3 mil da Coronavac a fim de continuar garantindo a vacinação de toda a população”.

Publicidade

Supermercado Godoy

Publicidade

JVR Segurança
Rede Sete Supermercado

Entenda

Com a rápida alta de casos nas últimas semanas, houve também uma maior corrida pela vacinação, seja para a atualização do calendário com segunda ou terceira doses, e ainda casos de pessoas que foram buscar pela primeira dose.

A determinação do Governo do Estado de São Paulo, para que os funcionários públicos estaduais apresentem comprovante de vacinação, também contribuiu para essa busca pela vacina.

No comunicado de ontem sobre a falta de vacinas em Adamantina, a Prefeitura local, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, disse que havia estoque em disponibilidade, porem a grande procura zerou a disponibilidade. “A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Saúde, informa que o município possuía estoque de doses de todos os imunizantes destinados a Covid-19. No entanto, em virtude da alta demanda registrada nos últimos dias, as vacinas acabaram. A expectativa é que novas doses sejam recebidas na quarta-feira (12), no período da tarde”.

Em um vídeo nas redes sociais da Prefeitura, o secretário municipal de saúde, Gustavo Taniguchi Rufino, falou sobre a falta de vacinas. Assista:

A imprensa regional mapeou nesta segunda-feira falta de vacinas em cidades como Dracena, Osvaldo Cruz e Presidente Venceslau, que também devem receber novos lotes de imunizantes nesta quarta-feira.

Publicidade

Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais