Cidades

Experiência gastronômica encerra novo módulo do curso de turismo rural em Adamantina

Curso realizado pelo Senar/SP e Sindicato Rural Patronal de Adamantina apresenta a Rota das Frutas.

Por: Da Redação atualizado: 17 de novembro de 2023 | 12h39
Banca com produtos regionais (Siga Mais). Banca com produtos regionais (Siga Mais).

Uma experiência gastronômica realizada no feriado desta quarta-feira (15) marcou o encerramento de um novo módulo do curso de turismo rural realizado em Adamantina, e apresentou a Rota das Frutas, que insere propriedades rurais com presença da fruticultura em suas áreas.

A atividade de formação é realizada a partir de parceria entre o Senar/SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Sindicato Rural Patronal de Adamantina. Outros parceiros, como o Sebrae e o poder público municipal também interagem e participam.

Participantes do curso e instrutor ao microfone (Siga Mais).Participantes do curso, instrutor e equipe do Sindicato Rural (Siga Mais).

A inciativa busca sensibilizar e capacitar os proprietários rurais para receber turistas, e ter a atividade como uma nova fonte de renda, seja para a visitação monitorada, degustação da produção e interações que podem acontecer no ambiente rural.

Publicidade

Dr. Paulo Tadeu Drefahl | Cirurgião Plástico
Supermercado Godoy

Publicidade

Rede Sete Supermercado
JVR Segurança

O encerramento do atual módulo aconteceu na Estância Santo Antônio, na Rodovia Plácido Rocha, em Adamantina. Em um almoço com produtos regionais os participantes e convidados para a experiência gastronômica foram anfitrionados pelo presidente do Sindicato Rural Patronal, José Carlos Martins Tiveron, pelo instrutor do Senar/SP, Márcio Paccola Langoni, e os participantes do curso, que prepararam os pratos servidos no local.

Novidade

Na temática das frutas, uma das novidades apresentadas na experiência gastronômica desta quarta-feira, aos convidados, foi um picles produzido a partir do botão da flor de pitaya. Muitos são removidos e descartados pela ação manual, para que a planta concentre sua energia em um número menor de botões, para que evoluam para  frutos mais robustos.

Picles com o botão da flor da pitaya (Siga Mais).Biscoitos de nata e fettuccine com pitaya em sua massa (Siga Mais).

A iniciativa aproveitou esses botões, até então descartados. “A planta é raleada para o fruto poder crescer”, explicou Vânia Tiveron, que apresentou a novidade. “Tem alto teor de vitaminas e os orientais consomem muito. Agora, vocês vão degustar”, ressaltou.

Processados e armazenados em conserva, os botões da pitaya ficaram prontos para consumo. O SIGA MAIS participou da degustação. O sabor se assemelha aos mini pepinos em conserva. Também foram apresentadas saladas e sobremesas com frutos de produção regional, associados ainda com outros produtos, como queijos locais.  

Velas artesanais com cera de abelhas (Siga Mais).

A expectativa é que ao final dos módulos o roteiro se consolide e seja oferecido como uma alternativa de turismo local para moradores da cidade e região, e visitantes, com incremento de renda para as propriedades rurais, com reflexos diretos e indiretos a outros setores da economia também ativados.

Publicidade

Daiane Mazarin Estética

No evento também foi montada uma banca com venda de produtos locais, entre eles uma massa fettuccine de pitaya, o picles do botão da pitaya, biscoitos de nata, mel, geleias, queijos e frutas. 

Banca com produtos regionais (Siga Mais).

Conforme o instrutor Márcio Langoni, o curso em andamento é desenvolvido em módulos, estando na nona fase. Os conteúdos abordados interagem e se complementam para a formação dos participantes. Até então, foram trabalhados temas como oportunidades de empreender, identidade e cultura, gestão do empreendimento, atrativos turísticos, ponto de venda de produtos rurais, hospedagem, alimentação, atendimento e encantamento de clientes. O atual módulo abordou um resgate cultural e gastronômico de sabores.

O presidente do Sindicato, José Carlos Martins Tiveron, frisou sobre a importância da estrutura modular do curso. “O participante vai aprendendo em etapas. As pessoas vão se envolvendo com o curso e aprendendo devagar, para quando colocar em prática, tudo poderá fluir melhor”, explica. “O objetivo desse curso é estimular o proprietário rural a agregar renda ao que ele já tem e produz”, ressaltou.

Recepção de encerramento de módulo (Siga Mais).

A atividade também foi destacada pelo secretário municipal de cultura e turismo de Adamantina, Sérgio Vanderlei. “A iniciativa do turismo rural busca trazer para essas rotas o turista adormecido”, disse, referindo-se sobretudo ao público local e regional que poderá se apoderar e usufruir dessas alternativas que estão sendo propostas. “É um turismo que pode, além de oferecer entretenimento, também gerar emprego e renda”, completou. “O turismo rural tem sido bastante incentivado e o próprio governo estadual tem cobrado que as cidades realizem ações e rotas como essa que está sendo desenvolvida hoje”, encerrou o gestor municipal da área.

Produtos regionais e vidros com o picles do botão da flor da pitaya (Siga Mais).

Publicidade

P&G Telecomunicações
Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais