Após alagamentos, reclamações e denúncia à Promotoria, Prefeitura instala galerias no Jd. Adamantina
Galerias instaladas pela Prefeitura devem ampliar estrutura de escoamento de águas pluviais.

Em nota à imprensa e publicação em seu site oficial, a Prefeitura de Adamantina divulgou no final da manhã desta quarta-feira (25) a instalação de tubos de concreto para ampliar a estrutura de escoamento das águas pluviais no Jardim Adamantina, e assim tentar dar solução às frequentes inundações que causam prejuízos materiais e emocionais nos moradores. O investimento, nas obras, é de R$ 212.669,16.
Obras em andamento, no Jardim Adamantina (Foto: Cedida).
Tubos de concreto que serão usados na galeria (Foto: Cedida).
Poço de vistoria – PV – da rede de captação de águas pluviais (Foto: Cedida).
Em 2019 o drama dos moradores foi levado pelo vereador Alcio Ikeda ao Ministério Público da Comarca de Adamantina, onde a Promotoria de Justiça, ligada à área de habitação e urbanismo, instaurou em 19 de abril daquele ano o Inquérito Civil N° 14.0182.0000392/2019-5.
Inundações frequentes em trecho da Rua João Perrone, no Jardim Adamantina (Foto: Acervo Pessoal).
O procedimento, segundo o MPSP, se deu para “apurar notícia da ocorrência de rotineiros alagamentos na Rua João Perrone, Jardim Adamantina, provocados, em tese, por falhas no sistema de drenagem de águas pluviais do loteamento, bem como a inércia do Poder Público em atuar na solução do problema”. Esse tema foi abordado pelo SIGA MAIS em julho deste ano, quando publicou um levantamento sobre os procedimentos instaurados pelo órgão fiscalizador contra o poder executivo municipal, desde janeiro de 2017.
A obra realizada pela Prefeitura
Segundo divulgou a Prefeitura nesta quarta-feira, as novas obras deverão ampliar a capacidade de captação e afastamento das águas pluviais no Jardim Adamantina, com expectativa de que possam pôr fim aos alagamentos e aos dramas e perdas vividos pelos moradores. Veja a íntegra da nota:
“Com o objetivo de solucionar o problema dos alagamentos no Jardim Adamantina teve início a execução de galeria de águas pluviais com a instalação de tubos em concreto armado.
A galeria já existente passa pela Avenida Rio Branco, na Avenida Valentim Borro e embaixo das casas que estão situadas nas Ruas João Perroni, João Pachioni e na João Latini.
Em dias que registram um volume elevado de chuvas, a galeria já construída não suporta o volume de águas pluviais e devido a isso, a água invade as casas.
De acordo com o projeto, a nova galeria está em construção na Rua Pedro Turra e será interligada à galeria já existente na Rua Francisco Bellusci.
Com a execução da obra, a nova galeria terá capacidade para receber um volume maior de águas pluviais e assim evitar o problema dos alagamentos. Para a execução, está sendo investido o montante de R$ 212.669,16”. Relembre o caso
A situação que desencadeou o acionamento do MPSP ocorreu em 27 de fevereiro de 2019. Após fortes chuvas, com novo alagamento de ruas e imóveis no Jardim Adamantina, o vereador foi acionado por populares e esteve no local. “Sob uma leiga ótica, o que se percebe é que com as chuvas, as galerias pluviais e as bocas de lobos existentes no local não suportam a evasão das aguas, acarretando em intensas enchentes na via pública, que faz com que as águas invadam as residências em questão, prejudicando diretamente os moradores”, destacou, na época.
Naquela ocasião, ele constatou os danos causados pela insuficiência de drenagem de águas pluviais, bem como identificou tratar-se de um problema recorrente, que se reapresenta a cada chuva, causando prejuízos e transtornos aos moradores. As águas invadem as casas, provocando danos e perdas em móveis e demais bens das casas. Outro fator preocupante apontado na época foi o surgimento de rachaduras nas paredes, que poderia ter relação com a deficiência da infraestrutura de drenagem.
Em 2019 Alcio relatou que o poder público havia sido comunicado várias vezes sobre o problema, por moradores e pelos representantes legislativos, até então sem movimentação que sinalizasse encaminhamentos para a solução do problema.
Parque Itaipus
Uma situação semelhante, de problemas ligados à drenagem de águas pluviais, ocorreu no Parque Itaipus, ao lado do Jardim Adamantina. O caso reclamado por moradores também foi levado pelo vereador Alcio Ikeda ao MPSP, em 2017. Depois do acionamento do órgão, houve uma pactuação entre a Prefeitura e os responsáveis pelo loteamento, para execução de obras que pudessem solucionar o problema, iniciadas em junho de 2019.