Repensando e (re)organizando trechos sobre a História de Adamantina – Parte IV – Suas ruas e seus nomes
Um breve texto acerca das denominações de algumas vias da cidade.

Logradouro Público: é a denominação genérica de locais de uso comum destinado ao trânsito ou permanência de pedestres ou veículos, do tipo rua, avenida, praça, parque, viaduto, beco, calçada, travessa, ponte, escadaria, alameda, passarela e áreas verdes de propriedade pública municipal. (NADER, 2007, p. 11)
* * *
Na última semana após a publicação de meu último texto, acabei recebendo muitas mensagens favoráveis a mudança de denominação do prédio da nossa Biblioteca Municipal. Acredito que teremos alguma mudança por aí. Valeu a mobilização. No entanto, vamos aguardar!
E por falar de mudanças, dentre as mensagens recebidas, uma me chamou a atenção. Tratava-se de uma colega de ofício, que por sinal foi minha professora. Ela relatava o fato da terrinha possuir algumas ruas com até duas ou três denominações em suas extensões.
Como trabalhei durante muito tempo no comércio local, e resido aqui, isso me era muito comum. Mas acabei lembrando da “breve confusão” que isso acabou gerando para alguns moradores, entregadores e profissionais à época. Vejamos alguns exemplos[1]:
- Rua Josefina Dall ‘Antonia Tiveron – em sua extensão o nome se altera para Rua José Vicente
- Alameda Fernão Dias – em sua extensão o nome se altera para Alameda Jarbas Bento da Silva
- Alameda Navarro de Andrade – em sua extensão o nome se altera para Avenida Bráulio Molina Frias
- Avenida Rio Branco – em sua extensão o nome se altera para Avenida Vitório Romanini
- Alameda Dr. Armando Salles de Oliveira – em sua extensão o nome se altera para Alameda João Andrade
- Avenida Cap. José Antonio de Oliveira – em sua extensão sentido Lucélia o nome se altera para Avenida Miguel Veiga e no sentido Flórida Paulista o nome é outro, Avenida Dep. Cunha Bueno
- Alameda Santa Cruz – em sua extensão o nome se altera para Alameda Armindo Silva
- Alameda Con. João Batista de Aquino – em sua extensão o nome se altera para Alameda Antonio Bozzeto
E claro, estes são apenas alguns exemplos de ruas que cruzam a terrinha de um lado ao outro e que ao longo do tempo foram rebatizadas. Há outras por aqui e ali e isso não é uma particularidade apenas nossa, em outras terrinhas vizinhas isso também ocorreu e ocorre.
Sobre tais mudanças, mesmo sendo criança à época, eu me recordo muito bem da confusão que gerou junto aos moradores e entregadores. Num dia eu residia na Alameda Navarro de Andrade, e de uma hora para outra ela passou a se denominar Avenida Bráulio Molina Frias, assim como as demais.
(Ilustração).
Alguns moradores à época tentaram intervir em tais mudanças, sugerindo a inserção de letras após determinados cruzamentos, no entanto sem sucesso, como já sabemos. Atualmente, tais mudanças e/ou denominações como as que foram realizadas, não podem mais ocorrer, pois fogem ao que prevê a legislação municipal. (Ufa...)
Enfim, existem alguns moradores que até hoje não concordam com tais mudanças, outros acharam até melhor. Para mim, como mencionei, foi confuso no início, mas me adaptei com o tempo. E assim é a terrinha, com suas mudanças e permanências! Vai entender!
Tiago Rafael dos Santos Alves
Professor, Historiador e Gestor Ambiental
Membro Correspondente da ACL e da AMLJF
[1] Cabe destacar que, algumas mudanças foram realizadas em outros momentos, no entanto mencionei algumas vias como exemplo.