Memória

Clássicos do Rock na Praça

Clássicos do Rock na Praça Relembrando os bons tempos do Rock na Praça

Tiago Rafael | Professor, historiador e gestor ambiental Colunista
Tiago Rafael | Professor, historiador e gestor ambiental
Rock no Parque, realizado no Parque dos Pioneiros, em Adamantina (Foto: Arquivo/Secretaria Municipal de Cultura e Turismo). Rock no Parque, realizado no Parque dos Pioneiros, em Adamantina (Foto: Arquivo/Secretaria Municipal de Cultura e Turismo).

“Na sua mente, na sua mente, eles estão lutando / Com seus tanques e suas bombas / E seus ossos e suas armas / Na sua mente, na sua mente, eles estão chorando”
(Zombie – The Cranberries)

*

Os amantes do rock com certeza tiveram uma semana mais triste após a notícia da morte da vocalista da banda The Cranberries, Dolores O’ Riordan, no último dia 15. Várias músicas da banda emplacaram na cena musical da década de 1990. Quem não se lembra de clássicos como: “Linger”, “Ode to my family”, “Dreams”, “Salvation”, “Promises” e a indescritível “Zombie”.

“Zombie” chegou a ganhar o Prêmio de melhor composição da MTV Europe Music Award. A canção foi criada após a morte de duas crianças, em uma explosão de duas bombas, provocada pelos exércitos do IRA (Exército Republicano Irlandês). Esta organização defende a separação da Irlanda em relação ao Reino Unido. Infelizmente, mais uma guerra motivada por motivos religiosos e políticos.

Em meio a tudo isso, acabei me recordando de como Adamantina foi cenário de grandes eventos do rock. No ano de 2005, a cidade passou a contar com o Rock na Praça (que também já foi Rock no Parque). O evento contava com a presença de diversas bandas locais, regionais e grandes nomes do rock nacional, que embalavam a todos com os clássicos de todos os tempos.

Após diversas edições, infelizmente o Rock na Praça (ou no Parque), deixou de fazer parte do calendário de eventos da terrinha nos últimos anos. Mas, outros eventos também ganharam destaque em algumas edições, o Grito Rock e o Moto Rock, este último promovido por um Motoclube local.

Enfim, enquanto o bom e velho Rock na Praça não volta, ficamos a relembrar os clássicos outrora executados na Praça ou no Parque. Aqui cabe uma sugestão: Que tal pensarmos em uma edição para este ano? Mobilizemos as parcerias e “Let’s go Rockers!”.

Tiago Rafael dos Santos Alves é historiador. Acesse aqui seu perfil.
 

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
P&G Telecomunicações
Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais