Saúde

Solenidade de bênção marca início das obras de ampliação do pronto-socorro da Santa Casa

Ampliação do PS será realizada com recursos da UniFAI.

Por: Da Redação atualizado: 15 de junho de 2021 | 13h57
Padre Afonso conduz bênção ao início das obras de ampliação do pronto-socorro da Santa Casa (Divulgação/PMA). Padre Afonso conduz bênção ao início das obras de ampliação do pronto-socorro da Santa Casa (Divulgação/PMA).

Com uma bênção conduzida pelo padre Afonso Maniscalco, pároco da Igreja Nossa Senhora de Fátima, foram iniciadas na manhã desta segunda-feira (14) as obras de ampliação do pronto-socorro da Santa Casa de Adamantina. A solenidade teve a participação de gestores e funcionários do hospital, representantes da Câmara Municipal, Prefeitura e do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI).

As obras de ampliação serão executadas com recursos da UniFAI, no valor de R$ 1.335.162,73, já que o espaço será usado como campo de estágio e internato aos alunos da instituição, dos cursos da área de saúde. Esses investimentos foram autorizados pela Lei Municipal Nº 4.029, de 1 de março de 2021.

Obras de ampliação foram pacturadas em TAC

A ampliação do PS por parte da instituição de ensino foi objeto de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assumido nos autos da Ação Civil Pública nº 1002842- 28.2016.8.26.0081 com o Ministério Público do Estado de São Paulo e demais compromissários que figuram no processo.

Situação atual do pronto-socorro (Siga Mais).Perspectiva final do projeto de ampliação e reforma totalmente concluídos (Divulgação).

Quando da tramitação do Projeto de Lei na Câmara Municipal, a mensagem que acompanhou a pauta legislativa justificou o investimento. “É notório que o Centro Universitário de Adamantina - UNIFAI necessita de local adequado para a oferta do internado aos alunos do Curso de Medicina e que as reformas e adequações constantes dos projetos de engenharia foram planejadas para viabilizar grande parte das atividades disciplinares previstas no projeto pedagógico do Curso de Medicina, notadamente no que diz respeito à migração de 100% do internato para o Município de Adamantina, o que não está sendo possível em razão da falta de estrutura adequada. No mais, o repasse será objeto de aditamento do Termo de Colaboração, celebrado em conformidade com a Lei Municipal nº 3.825, de 25 de maio de 2018”, descreveu o documento.

Reforma da atual estrutura

A atual área do PS também vai ser reformada, porém, por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal Enrico Misasi (PV), no valor de R$ 800 mil, anunciada à instituição hospitalar em 2019 (relembre).

Ao final, a nova área sendo ampliada pela UniFAI, integrada à área a ser reformada com recursos federais, vai permitir oferecer uma nova estrutura de atendimento e serviços no PS (veja mais).

Publicidade

Insta do Siga Mais
Tio Panda Adamantina

Publicidade

Energisa