Polícia

Em Lucélia, Polícia Militar age rapidamente e salva a vida de bebê de 8 dias, após engasgamento

Bebê já estava com a pele arroxeada, sem respirar, quando a equipe chegou e prestou o atendimento.

Por: Da Redação atualizado: 6 de junho de 2023 | 11h09
Manobra para desengasgar aplicada pelos policiais salvou a vida do recém nascido (Divulgação/PM). Manobra para desengasgar aplicada pelos policiais salvou a vida do recém nascido (Divulgação/PM).

Em Lucélia, na tarde desta quinta-feira (1), a equipe da Polícia Militar foi solicitada  via 190 para uma ocorrência referente a bebê com oito dias de vida, engasgado com leite materno durante a amamentação, na casa onde mora. 

Rapidamente, após o chamado feito às 16h41, as equipes se deslocaram ao imóvel, na Vila Rancharia, sendo constatado que o bebê estava com a pele na coloração arroxeada, sem respiração.   

Publicidade

Supermercado Godoy
Dr. Paulo Tadeu Drefahl | Cirurgião Plástico

Publicidade

JVR Segurança
Rede Sete Supermercado

De imediato, conforme treinamento recebido, os policiais aplicaram a manobra de "Heimlich", conseguindo assim desobstruir as vias aéreas do bebê, que voltou a respirar. Assista: 

Na sequência o bebê foi conduzido ao pronto socorro da Santa Casa de Lucélia pela ambulância, onde foi atendida pelo médico Dr. Vinícius, que após exames confirmou a desobstrução das vias aéreas. O bebê permaneceu na unidade de saúde em observação. 

Saiba mais sobre a manobra de “Heimlich”

A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, impedindo a pessoa de respirar. A técnica foi inventada pelo médico estadunidense Henry Heimlich, em 1974, e pode ser praticada por qualquer pessoa.

Publicidade

Daiane Mazarin Estética

Caso o bebê sofra um sério engasgamento com algum objeto ou alimento, que o impeça de respirar, a manobra é feita de forma diferente. O primeiro passo é deitar a criança sobre o braço com a cabeça um pouco mais baixa que o tronco e observar se existe algum objeto em sua boca que possa ser removido.

Caso contrário, e ela continuar engasgada, deve-se incliná-la, com a barriga sobre o braço, com o tronco mais baixo que as pernas, e dar 5 palmadas com a base da mão nas suas costas. Se ainda assim não for suficiente, deve-se virar a criança de frente, ainda sobre o braço, e efetuar compressões com os dedos médio e anular sobre o tórax da criança, na região entre os mamilos. 

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
P&G Telecomunicações
Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais