Educação

Conselho Universitário da UniFAI define nesta sexta-feira nomes da lista tríplice à nova reitoria

Serão escolhidos por votação nomes do reitor e vice-reitor para a gestão 2021/2025.

Por: Da Redação atualizado: 28 de maio de 2021 | 10h09
Candidatos a reitor e vice-reitor da UniFAI, para a gestão 2021/2025 (Reprodução). Candidatos a reitor e vice-reitor da UniFAI, para a gestão 2021/2025 (Reprodução).

Acontece nesta sexta-feira (28), às 9h,no campus I do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), a eleição dos nomes de reitor e vice-reitor que, por ordem de classificação, irão compor a lista tríplice a ser encaminhada ao prefeito municipal, para a escolha da nova reitora da instituição, para a gestão 2021/2025, que começa dia 1º de julho. Duas candidaturas disputam.

Tradicionalmente, o nome que encabeça a lista tríplice, definida pela comunidade acadêmica, é escolhido pelo chefe do poder executivo. O atual prefeito Márcio Cardim já foi diretor da autarquia, quando das Faculdades Adamantinenses Integradas, e conhece o rito, pois já foi submetido a esse processo. Depois da sua decisão, a escolha ainda precisará ser referendada pela Câmara Municipal, que poderá manter ou recusar os nomes.

A eleição da reitoria da UniFAI é regida pela Lei Complementar Municipal nº 274, de 25 de maio de 2017, que dispõe sobre o Estatuto, a estrutura administrativa e acadêmica e organiza seu quadro de pessoal. O processo de eleição em curso é orientado pela Resolução Nº 03.  

As duas candidaturas

No atual processo de eleição, duas chapas se inscreveram, o que se deu na última sexta-feira (21), quando apresentaram seus documentos pessoais e o plano de gestão: Uma dobradinha com o professor doutor Vagner Amado Belo de Oliveira – atual pró-reitor de extensão da autarquia – e professor doutor Albanir Gabriel Borrasca; e outra dobradinha formada pelo professor doutor Alexandre Teixeira de Souza e professor doutor Wendel Cleber Soares (veja abaixo o currículo Lattes dos candidatos).

Cada uma das candidaturas apresentou seu plano de gestão, onde estão as propostas de atuação para o período de 1º de julho de 2021 a 30 de junho de 2025. As propostas foram detalhadas pelas duas candidaturas aos membros do Conselho Universitário, em reunião virtual ocorrida na manhã de ontem (26).

Os dois planos

O plano de gestão dos candidatos Alexandre Teixeira de Souza e Wendel Cleber traz o título “Gestão efetiva, autonomia e valorização humana”, com o conteúdo organizado em 45 páginas (leia na íntegra). “Sob essa perspectiva, o Projeto de Gestão intitulado como "Gestão Efetiva, Autonomia e Valorização Humana" foi elaborado com seu escopo focado no crescimento e desenvolvimento sustentável da UniFAI, visando o seu credenciamento como Universidade junto ao Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo. Os três pilares que compõem o título do presente Projeto de Gestão representam o respeito pela história da Instituição de Ensino Superior e projetam os desafios atuais que deverão ser considerados pelos responsáveis pela gestão no período de 2021/2025”, diz o documento.

O plano de gestão dos candidatos Vagner Amado Belo de Oliveira e professor doutor Albanir Gabriel Borrasca não tem um título, porém o início do texto já destaca as bases da proposta: inovação, qualidade do ensino e captação de alunos. OS argumentos estão organizados em 23 páginas (leia na íntegra). “Apresentamos para discussão com a comunidade acadêmica do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) o nosso Plano de Gestão, objetivando inserir todos os colaboradores da instituição cinquentenária de Ensino, Pesquisa e Extensão, através de um “Time” formado por cada indivíduo envolvido neste processo: professores, alunos, funcionários e comunidade em geral, numa gestão “Participativa”, indispensável para a consolidação da democracia. As bases da proposta dessa Gestão está alicerçada no tripé, inovação - qualidade do ensino - captação de alunos”(sic).

Quem compõe o Conselho Universitário?

O Conselho Universitário é formado por representantes da reitoria, das pró-reitorias, corpo docente permanente, chefes de departamento, dos estudantes, dos funcionários técnico-administrativos e da comunidade. Presidido pelo reitor Paulo Sergio da Silva, estão nomeados em sua atual formação: Alexandre Rodrigues Simões, Alexandre Teixeira de Souza, Dalva Pazzini Grion, Delcio Cardim, Eduardo Ribeiro Ferracini, Fábio Alexandre Guimarães Botteon, Igor Terraz Pinto, Jean Cardoso de Moura, Jean Rodolfo Ferreira, João Lopes de Oliveira, Luiz Octávio Amarins Cianca, Marceli Moço Silva, Marcos Roberto Fratini, Miguel Ângelo de Marchi, Rita de Cássia Siqueira, Simone Leite Andrade,  Vagner Amado Belo de Oliveira e Yuri Wicher Damasceno. (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Clínica Savi
Supermercado Godoy

Publicidade

JVR Segurança
Daiane Mazarin Estética
Rede Sete Supermercado

Currículo Lattes dos candidatos

Alexandre Teixeira de Souza: admitido na UniFAI em 20/02/2006

Informações do currículo Lattes: Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (1996), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (1999), doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e pós-doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (2006). Atualmente é professor, coordenador do curso de Pós Graduação lato sensu em Saneamento Ambiental e Manejo Florestal do Centro Universitário de Adamantina, Adamantina-SP, e professor da Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente-SP. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Bioquímica, Bioenergética e Termodinâmica, atuando principalmente nos seguintes temas: Bioquímica, Tecnologia Química, Tratamento de Águas Residuárias, Modelagem Termodinâmicas de Processos Químicos, Equilíbrio de Fases a Altas Pressões.

Wendel Cleber Soares: admitido na UniFAI em 18/02/2002

Informações do currículo Lattes: Possui graduação em Matemática - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS - 1995), mestrado em Engenharia Elétrica - ILHA SOLTEIRA pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) (1999) e doutorado em Engenharia Elétrica - ILHA SOLTEIRA pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) (2009). Atualmente é professor titular do Centro Universitário de Adamantina (UNIFAI), Parecerista do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo. Foi professor e sócio proprietário do Ensino Qualis LTDA-ME (Cursinho Sistema Poliedro de Ensino). Foi Coordenador de Projetos e Convênios Institucionais da UNIFAI (2018/2021) e Coordenador Institucional do Programa Residência Pedagógica da UNIFAI (2018/2020). Participou como Coordenador de Área no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID - Área de Matemática). Participou como Professor colaborador na elaboração e revisão de itens da Prova Brasil do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) edital público aberto pelo INEP. Participa como colaborador na elaboração e revisão de itens do ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) na área de Matemática. Participou como membro da Comunidade de Prática da Agenda e Desenvolvimento Regional de Presidente Prudente atuando na área de Tecnologia, Inovação e Ensino Superior. Foi Diretor Geral das Faculdades Adamantinenses Integradas(06/2016 a 01/2017) e Vice-Diretor (05/2011 a 05/2016). Foi membro representante do Comitê Regional do Prêmio Gestão Escolar 2012 e 2013 - Diretoria de Ensino da Região de Adamantina - SP. Atuou como Interlocutor administrativo do Projeto Programa Bolsa-Universidade (Escola da Família) e do Projeto Bolsa Alfabetização representando a Instituição de Ensino FAI. Participou do Projeto Rondon "Operação Forte do Presépio". Tem experiência na área de Matemática presencial e EAD, com ênfase em Cálculo Diferencial e Integral, atuando principalmente nos seguintes temas: otimização, processamento de sinais, wavelets, transformada wavelet discreta, equações diferenciais ordinárias, estatística, data mining, modelagem matemática no manejo integrado de pragas, matemática financeira e ensino da matemática.

Vagner Amado Belo de Oliveira: admitido na UniFAI em 08/08/2011

Informações do currículo Lattes: Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1988), mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Viçosa (1991) e doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual de Londrina (2013). Coordenador do curso de Agronomia de agosto/2008 a junho/2009; Agronomia/Agronegócios de fevereiro/2011 a março/2015 e de agosto/2017 a junho/2018. Atualmente é Pró-Reitor de Extensão e Professor do Centro Universitário de Adamantina/Consultor, foi bolsista RHAE/CNPq-DTI C, trabalhou na Cooperativa Agrícola CAMDA e colaborou na criação da Fundação Terra e Saúde, foi membro da Associação de Agricultura Orgânica de São Paulo (AAO). Trabalhou na Empresa Technes Agrícola com assistência técnica em agricultura orgânica e exportação de café orgânico e sem agrotóxico para o Japão. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Cafeicultura, Eucalipto, Seringueira, Pastagem, Grandes, Grandes Culturas e HF, com ênfase em Agroecologia, Resiliência, Sustentabilidade e Bioenergia na Agricultura             

Albanir Gabriel Borrasca: admitido na UniFAI em 01/10/2013

Informações do currículo Lattes: Possui graduação em Odontologia - Faculdades Adamantinenses Integradas (2004), é especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo CFO, Mestre e Doutor em Cirurgia e Traumatologia BucoMaxiloFacial pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Atua desde o ano de 2005 em clínica particular na área de cirurgia e implantologia oral , é professor em nível de pós-graduação na área de implantodontia. Professor Concursado da Disciplina de Cirurgia Oral da UNIFAI-Adamantina. I.T.I MEMBER - International Team for Oral Implantology.

Publicidade

Nativa FM Adamantina
Insta do Siga Mais
Radio Brasil FM
93 FM Adamantina

Publicidade

Cinema