Coronavírus

Prefeitura de Adamantina edita decreto com medidas para enfrentamento ao Coronavírus

Medidas restritivas e suspensão de gozo de férias de funcionários da saúde estão no Decreto.

Por: Da Redação atualizado: 22 de maro de 2021 | 10h13
Prefeitura de Adamantina realiza reunião com as secretarias para tomar medidas protetivas contra o Covid-19 (Da Assessoria) Prefeitura de Adamantina realiza reunião com as secretarias para tomar medidas protetivas contra o Covid-19 (Da Assessoria)

Diante do avanço dos casos de Coronavírus (Covid-19) na região e da declaração de pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a Prefeitura de Adamantina editou um decreto com um conjunto inicial de medidas para enfrentamento à doença.

Essas novas determinações estão contidas no Decreto Nº 6.104, de 16 de março de 2020, e valem para a administração direta (Prefeitura) e indireta (Centro Universitário de Adamantina – UniFAI). Veja sua íntegra aqui.

No documento, são consideradas as orientações do Ministério da Saúde, bem como da Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo e as normativas estaduais de prevenção à disseminação do Covid-19. Ainda de acordo com o Decreto, o município não tem nenhuma notificação de caso suspeito.

As medidas restritivas

O Artigo 1º do Decreto prevê que os secretários municipais, o procurador geral do município e o reitor da UniFAI adotarão as providências necessárias em seus respectivos âmbitos visando à suspensão de eventos com público superior a 500 pessoas – incluída a programação dos equipamentos culturais e esportivos públicos; a suspensão de eventos públicos em ambientes fechados sob qualquer número de participantes; a suspensão das atividades e oficinas com idosos;  e a suspensão do gozo de férias dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde até 15 de maio de 2020.

O Artigo 2º do Decreto destaca que cumprimento dessas medidas não prejudica nem supre as medidas determinadas no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde para enfrentamento da pandemia de que trata este decreto; as medidas determinadas no âmbito de cada Secretaria Municipal; o deferimento de licença por motivo de saúde e de licença compulsória, nos termos da legislação aplicável; e a edição de outras normativas municipais, se necessárias.

Já o Artigo 3º autoriza a Secretaria Municipal de Educação a suspender as atividades pedagógicas em caso de necessidade.

Já em relação ao setor privado, o Artigo 4º do Decreto recomenda que sejam acompanhadas as medidas adotadas pelo município.

Outras orientações

De acordo com a nota divulgada pela Prefeitura, onde informa sobre o Decreto, foi realizada uma reunião no gabinete do prefeito na manhã desta segunda-feira (16) para discussão quanto a prevenção ao Coronavírus. A reunião contou com a presença do prefeito, os 13 secretários municipais e profissionais da rede de saúde municipal que participaram de capacitação oferecida pelo Departamento Regional de Saúde (DRS) de Marília, ocorrida na última sexta feira.

No encontro foram discutidas as medidas protetivas que o município deverá tomar para a prevenção de proliferação do vírus no município.

Uma das pautas foi a recomendação dos órgãos superiores de saúde que ao manifestar qualquer sintoma o munícipe deve entrar em contato, pelo telefone, com a Unidade Básica de Saúde mais próxima (telefones abaixo). Os profissionais irão orientar quanto ao diagnóstico e eventuais procedimentos para tratamento.

Outras medidas estão sob análise da secretaria de assuntos jurídicos e serão divulgadas em coletiva de imprensa que acontecerá nesta terça-feira (17), na sala de reuniões do 5º andar. (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Supermercado Godoy

Publicidade

Rede Sete Supermercado
JVR Segurança

Sintomas

Os sintomas do Coronavírus se assemelham com uma gripe: tosse seca, espirros frequentes e febre. Nos casos mais graves, os infectados apresentam falta de ar. O grupo de maior risco de contágio do vírus são as pessoas com mais de 60 anos.

As principais recomendações são: lave as mãos com água e sabão e use álcool em gel, cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir, evite aglomerações, mantenha os ambientes bem ventilados, não compartilhe objetos pessoais e em casos de apresentar sintomas, entrar em contato com a Unidade Básica de Saúde mais próxima.

Números de telefone das unidades básicas de saúde

Centro de Saúde (Postão): (18) 3502-3130

UBS Nove de Julho (UniFAI 1): ESF Centro e ESF Vila Industrial: (18) 3522-5084

UBS Vila Jardim: ESF Vila Jardim, ESF Vila Jamil e ESF Jardim Brasil: (18) 3522-8041

ESF Jardim Adamantina: (18) 3522-4574

ESF Dorigo: (18) 3521-3536

UBS Vila Cicma: (18) 3502-3174

ESF Cecap: (18) 3522-5023

UBS Mário Covas: ESF Mário Covas I e ESF Mário Covas II: (18) 3522-2619 

Publicidade

Daiane Mazarin Estética

Publicidade

Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina
P&G Telecomunicações

Publicidade

Insta do Siga Mais