Coronavírus

Novo decreto municipal autoriza volta do comércio a partir desta quinta-feira em Adamantina

Em novo decreto, prefeitura autoriza volta do funcionamento do comércio a partir desta quinta-feira.

Por: Da Redação atualizado: 25 de junho de 2020 | 18h06
Comércio de Adamantina ganha novo fôlego para funcionar com a edição de novo decreto municipal (Foto: Siga Mais). Comércio de Adamantina ganha novo fôlego para funcionar com a edição de novo decreto municipal (Foto: Siga Mais).

Em pronunciamento no final da tarde desta quarta-feira (24), o prefeito Márcio Cardim informou a edição de um novo decreto municipal que permite a volta do funcionamento do comércio de Adamantina a partir desta quinta-feira (25), dentro da fase 2 (laranja) do Plano São Paulo, como vinha ocorrendo até então.

O novo decreto deve ser publicado ainda hoje, data em que começou a vigorar a decisão judicial de ontem (reveja) que determinou ao município a edição de decreto que alinhasse as condições de funcionamento do comércio e serviços às determinações do Plano São Paulo.

Em paralelo, além da edição desse novo decreto municipal com efeitos a partir desta quinta-feira, a administração afirmou que vai ingressar, também, com mandado de segurança junto ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, contra o decreto estadual do governador João Dória, bem como com pedido de reconsideração ao poder judiciário da comarca, para que reveja a decisão local que determinou o fechamento do comércio não essencial. 

Na defesa do novo decreto municipal, que permite a reabertura do comércio, o prefeito e o secretário municipal de saúde, Gustavo Taniguchi Rufino, destacaram que dos cinco itens que são avaliados periodicamente pelo Plano São Paulo, e que determinam em que fase cada região se enquadram, Adamantina tem quatro indicadores da fase verde, e um indicador da fase amarela

Essa condição, segundo os gestores, é bastante diferente dos parâmetros considerados pelo Governo de São Paulo, que colocaram Adamantina e as cidades do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Marília na fase vermelha.

Gustavo citou ainda que o novo decreto e as medidas recursais têm embasamento em dados locais atualizados da Secretaria Municipal de Saúde, com os indicadores de casos e os planos de contingência adotados na atenção básica e na Santa Casa. “Estamos fazendo a nossa parte”, afirmou.

Como fica?

Segundo a Prefeitura de Adamantina, por meio do novo Decreto Municipal Nº 6.164 de 24 de junho de 2020, a Prefeitura de Adamantina autoriza a manutenção da retomada gradual do atendimento presencial, definida no Decreto Municipal Nº 6.154/20 de 30 de maio de 2020, inicialmente, das atividades imobiliárias; concessionárias; escritórios e o comércio.

Os setores funcionarão a partir desta quinta-feira com horário de atendimento reduzido às 6hs ininterruptas, com início às 12hs e encerramento às 18hs e restrição de capacidade de atendimento.

Para funcionar – de acordo com orientações da Prefeitura – os estabelecimentos deverão adotar as seguintes medidas, sob pena de suspensão das atividades: intensificação das ações de limpeza; disponibilização das máscaras e álcool em gel 70% aos colaboradores; disponibilização aos clientes, na entrado do estabelecimento de álcool em gel 70%; deve ser vetada a entrada de clientes que não estiverem fazendo uso de máscara; promover a divulgação das informações acerca da COVID-19 e das medidas de prevenção e, ainda, limitar o acesso à loja de modo a preservar o distanciamento.

Ainda conforme a Prefeitura, os demais setores continuam com as atividades suspensas até o dia 28 de junho de 2020. As medidas previstas no decreto poderão ser reavaliadas a qualquer momento, de acordo com a situação epidemiológica do município. (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Clínica Savi
Supermercado Godoy

Publicidade

Rede Sete Supermercado
Daiane Mazarin Estética
JVR Segurança

Adamantina: 45 casos positivos

Em boletim divulgado pela Prefeitura de Adamantina nesta quarta-feira (veja aqui), a Secretaria Municipal de Saúde, informa que a cidade continua com 45 casos confirmados de Covid-19. Essa nova atualização, indica que o município está há dois dias sem registrar nenhum novo caso da doença. O número de curados também segue em 41.

Até o momento, segundo o boletim, foram notificados 251 casos e 7 exames aguardam resultados. Hoje, a cidade tem 199 exames que deram resultado negativo, ontem (23) eram 192 e os casos com monitoramento encerrado subiram, ontem eram 212, hoje (24), já são 219.

Adamantina ainda aguarda o resultado de um óbito suspeito que ocorreu na manhã de segunda-feira (22) e conta com 4 óbitos confirmados. 

(Conteúdo atualizado às 18h30 de 24/06/2020, para inclusão de dados complementares divulgados pela Prefeitura).

Publicidade

Cinema

Publicidade

Insta do Siga Mais