Cidades

Prefeitura de Adamantina transfere mais 50 jabutis da Praça Euclydes Romanini

Animais foram encaminhados ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres de SP.

Por: Da Redação | Com informações de Caio Vasques | Comunicação/Prefeitura de Adamantina atualizado: 07:45
Nova etapa de transfer?ncia dos animais (Cedida/PMA). Nova etapa de transfer?ncia dos animais (Cedida/PMA).

A Prefeitura de Adamantina transferiu nesta quarta-feira (7) mais 50 jabutis (Chelonoidis carbonaria) que viviam na Praça Euclydes Romanini. Os animais foram encaminhados ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres de São Paulo (CETRAS/SP), unidade especializada no atendimento à fauna silvestre.

A operação foi realizada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, após a disponibilização de novas vagas pelo CETRAS/SP.

Nova etapa de transferência dos animais (Cedida/PMA).

O transporte foi feito por empresa especializada, em veículo adequado para animais vivos, com acompanhamento veterinário e fornecimento de alimentação durante o trajeto. Segundo a Prefeitura, foram adotadas medidas para garantir a segurança e o bem-estar dos jabutis durante o deslocamento.

Esta é a segunda etapa de transferência dos animais que permanecem na praça. Em junho, outros 70 jabutis foram retirados do local.

Publicidade

Parfum Perfumes Importados
Unimed Adamantina

Publicidade

Rede Sete Supermercado
Dr. Paulo Tadeu Drefahl | Cirurgião Plástico

Ação envolve Prefeitura e Ministério Público

O processo de retirada dos jabutis ocorre em conjunto com o Ministério Público do Estado de São Paulo e o CETRAS/SP. O Ministério Público estabeleceu prazos para a remoção dos animais.

Nova etapa de transferência dos animais (Cedida/PMA).

A destinação depende da disponibilidade de vagas em unidades autorizadas e exige planejamento técnico e logístico. Por isso, a transferência vem sendo realizada de forma gradual.

A administração municipal informou que novas ações estão sendo planejadas para dar continuidade ao processo.

Destinação dos animais

O CETRAS/SP é gerido pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (SEMIL) e recebe animais silvestres resgatados ou encaminhados em situações como acidentes, maus-tratos, tráfico e manutenção irregular em cativeiro.

Nova etapa de transferência dos animais (Cedida/PMA).

Na unidade, os animais passam por avaliação e atendimento veterinário e, quando necessário, por processos de reabilitação física e comportamental. Aqueles que apresentam condições podem ser preparados para retorno à natureza. Já os animais que não podem ser reintroduzidos recebem destinação conforme os procedimentos e autorizações ambientais aplicáveis.

Com a nova transferência, 120 jabutis já foram retirados da Praça Euclydes Romanini nas duas etapas realizadas neste ano.

Publicidade

Cocipa

Publicidade

JVR Segurança
Supermercado Godoy

Prefeitura orienta população

A Prefeitura alerta que o abandono, a criação irregular ou a introdução indevida de animais silvestres em áreas urbanas podem configurar infrações e crimes ambientais, sujeitos às penalidades previstas na legislação.

A orientação é para que moradores não adquiram, abandonem ou introduzam animais silvestres em espaços públicos. Em situações envolvendo fauna silvestre, a recomendação é procurar os órgãos competentes para receber orientação sobre a destinação adequada.

Publicidade

Prefeitura de Adamantina
Cóz Jeans
Anderson Veículos Adamantina

Publicidade

ADT Drone