Cidades

Bombeiros de Adamantina salvam bebê de 8 meses que estava engasgada; câmeras gravam a ação

Mãe chegou com a bebê de 8 meses nos braços, no portão do Corpo de Bombeiros, onde foi salva.

Por: Da Redação atualizado: 2 de agosto de 2022 | 11h39
Câmeras de vigilância do Pelotão dos Bombeiros registraram toda a movimentação (Reprodução). Câmeras de vigilância do Pelotão dos Bombeiros registraram toda a movimentação (Reprodução).

O Pelotão do Corpo de Bombeiros de Adamantina protagonizou no último sábado (24), mais uma experiência que vai marcar a vida dos agentes de salvamento e dos familiares de uma menina de 8 meses. Desesperada, a mãe da criança chegou até o portão da Corporação com e menina nos braços, desacordada.

De mediato e com presteza e as habilidades adquiridas durante o treinamento, o primeiro bombeiro que avistou a mãe se dirigiu ao portão e constata que a bebê está sem respirar, por engasgamento, e inicia ali mesmo os primeiros procedimentos de desobstrução das vias respiratórias da criança. Outros colegas de serviço também chegam rapidamente para ajudar, e com a devida intervenção, conhecida como manobra de "Heimlich", a criança é desengasgada (abaixo, mais informaçoes sobre a técnica).

Na sequência, os bombeiros mobilizados correm em direção à viatura da unidade de resgate, onde acomodam a criança e a mãe, seguindo depois ao pronto-socorro da Santa Casa de Adamantina, onde a menina ficou sob cuidados da equipe de plantão, sendo assistida e submetida a avaliações complementares acerca do seu estado de saúde.

Poucas horas depois a equipe de plantão do pronto-socorro informou ao Pelotão dos Bombeiros de Adamantina que a bebê teve alta e já havia retornado para casa.

Toda a movimentação foi registrada pelas câmeras de vigilância do Posto dos Bombeiros. O material foi editado pelo cabo Ebeling e publicado pelo 14º Grupamento de Bombeiros. Assista:

Publicidade

Supermercado Godoy

Publicidade

Rede Sete Supermercado
JVR Segurança

Saiba mais sobre a manobra de “Heimlich”

A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, impedindo a pessoa de respirar. A técnica foi inventada pelo médico estadunidense Henry Heimlich, em 1974, e pode ser praticada por qualquer pessoa.

Caso o bebê sofra um sério engasgamento com algum objeto ou alimento, que o impeça de respirar, a manobra é feita de forma diferente. O primeiro passo é deitar a criança sobre o braço com a cabeça um pouco mais baixa que o tronco e observar se existe algum objeto em sua boca que possa ser removido.

Caso contrário, e ela continuar engasgada, deve-se incliná-la, com a barriga sobre o braço, com o tronco mais baixo que as pernas, e dar 5 palmadas com a base da mão nas suas costas. Se ainda assim não for suficiente, deve-se virar a criança de frente, ainda sobre o braço, e efetuar compressões com os dedos médio e anular sobre o tórax da criança, na região entre os mamilos.

Publicidade

Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina
P&G Telecomunicações

Publicidade

Insta do Siga Mais